segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OPOSIÇÃO DE BRAGA A MELO LEMBRA 'O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE’



 O exército de Brancaleone é constituído por um monte de esfarrapados, não menos hilariante do que o anunciado por Braga para combater Melo
Por: Vereador Mário Frota*

Quem acreditar que esse pessoal do Eduardo Braga pode fazer oposição para valer ao governo do Melo, também acredita em lobisomem, em história de cobra grande que afunda navios, ou, o mais patético, jura que já viu o Papai Noel e até conversou com o bom velhinho.
A declaração do Eduardo Braga, indicando que ele e seus aliados vão fazer oposição ao José Melo, de tão ridícula levou muita gente ao riso. Perguntar não ofende: será que o Dudu acredita mesmo que o Belão e o Adjuto Afonso, dois dos seus mais importantes aliados, são capazes mesmo de fazer oposição a alguém que adquiriu o direito de sentar na cadeira reservada ao governador, que ostenta na mão a caneta que assina nomeações para os mais elevados cargos da administração, além de determinar a contratação de todas as empresas que constroem para o Estado?
Lendo a matéria no jornal lembrei-me e comparei o movimento anunciado por Braga com o Incrível Exército de Brancaleone, um clássico do cinema italiano, estrelado por Vitório Gassman. No filme, o exército de Brancaleone é constituído por um monte de esfarrapados, pessoas sem qualquer experiência de guerra, que saem pela Europa medieval em busca de um feudo para governar. Trata-se de uma comédia engraçadíssima, não menos hilariante do que o exército ora anunciado por Eduardo Braga para combater o Melo.
Ao cabo e ao final, esse exército para lá de esfarrapado e ausente de qualquer ideologia na defesa do povo, vai terminar entregando os pontos ao menor estalar de dedo do governador eleito. Alguém acredita que algum deles pode resistir à oferta de uma secretaria, ou mesmo de uma diretoria com uma certa importância, ou ainda a  indicação da empresa  de um amigo ou parente  para a construção de uma obra no Estado? Quem acreditar que esse pessoal do Eduardo Braga pode fazer oposição para valer ao governo do Melo, também acredita em lobisomem, em história de cobra grande que afunda navios, ou, o mais patético, jura que já viu o Papai Noel e até conversou com o bom velhinho.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

OPERAÇÃO ‘LAVA JATO’ DEIXA ROMBO DO ‘MENSALÃO’ NO CHINELO




Por: Vereador Mário Frota*
Nunca, em tempo algum da história deste País, viu-se assalto aos cofres públicos igual aos que vem sendo apurados pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal. Caso a Justiça resolva botar todos esses ladrões do erário na prisão, vai faltar é penitenciaria no solo brasileiro para abrigar tanta gente.
Mais pilantras envolvidos nos escândalos que pipocam em torno da Petrobras foram presos. Dessa vez a Polícia Federal, em obediência a decisão da Justiça Federal, trancafiou figurões poderosos, tubarões de colarinho branco, diretores e presidentes das maiores empresas deste País, a exemplo da Camargo Corrêa, OAS, Oderbrechet, UTC, Queiroz Galvão, Engeviz, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa.
Essas empresas têm contratos que somam a R$ 59 bilhões com a Petrobras, obtidos entre os anos de 2003 a 2014. Segundo informações colhidas por órgãos da imprensa, de agentes do próprio governo, parte desses contratos se destinava a “esquentar” o dinheiro que irrigava o caixa de políticos e campanhas no País.
Os crimes envolvendo políticos do PT, do PMDB e do PP, com dinheiro da Petrobras, ora apurados pela operação Lava Jato, representa o maior escândalo da história deste País, deixando no chinelo a roubalheira do mensalão, aliás, uma ninharia comparada ao volume de recursos que, nesses 12 anos de administração do PT, foram drenados diretamente dos cofres da Petrobras para o bolso de políticos corruptos.
Nunca, em tempo algum da história deste País, viu-se assalto aos cofres públicos igual aos que vem sendo apurados pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal. Caso a Justiça resolva botar todos esses ladrões do erário na prisão, vai faltar é penitenciaria no solo brasileiro para abrigar tanta gente.
O problema maior vem agora no bojo dessas prisões. Muitos desses criminosos, a exemplo do que já vem ocorrendo com outros que já estão presos, com certeza que, para se livrar de uma pena longa usarão do benefício da lei da delação e, como dois e dois são quatro, vão dedurar meio mundo de políticos corruptos que, nesse meio tempo, se beneficiaram com propinas milionárias. Isso vai gerar um Deus me acuda. Bem a propósito, quantos políticos a essa hora do campeonato já estão recorrendo a tranquilizantes ou, a exemplo do petralha Pizzolato, não estejam pensando em abandonar o País e se refugiar, quem sabe em Cuba, ou em outra nação que os mantenham sobre proteção?

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.