terça-feira, 21 de junho de 2011

Frota reclama de truculência policial na retirada dos ocupantes da APA do Tarumã


A ocupação popular da APA (Área de Proteção Ambiental) do Tarumã voltou a ser tema de pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a reunião desta segunda-feira (20). O vereador Mário Frota (PDT) criticou a forma como os ocupantes foram retirados da área. “A polícia agiu com truculência sem necessidade. Os policiais devem distinguir os picaretas infiltrados no meio das famílias realmente necessitadas de moradias”. Frota disse que a Prefeitura Municipal de Manaus deveria ter feito uma triagem de todos que ali estavam e, assim constatar quem é quem entre todos que lá estavam para encaminhá-los ao programa de moradia popular do governo federal denominado “Minha Casa Minha Vida”.

O pedetista defendeu os líderes da invasão com prisões decretadas, argumentando que são pessoas idealistas que não possuem sequer casa própria para morar e que não são aproveitadores. Para Frota, retiraram os pobres do Tarumã para deixar os ricos com suas mansões, marinas, estaleiros e restaurantes à vontade seria uma espécie de injustiça social.

Wilton Lira (PTB) apontou os danos ambientais causados pelos ocupantes do local como uma ameaça à APA, para ele um dos poucos mananciais de água potável na área urbana da cidade. “Há danos de toda ordem causado pelos moradores. Não há a mínima consciência ambiental. Isso é grave em se tratando de uma área de manancial de água potável”.

Fonte: Antônio Rodrigues
Fotografia: Plutarco Botelho