sábado, 23 de junho de 2012

CPI DA ÁGUA JÁ CONVIDOU UM MORTO E AGORA UM DOENTE


Texto: vereador Mário Frota*
Convocaram uma pessoa que já morreu há dois anos, conforme noticiou a imprensa, e agora um  cidadão que está muito enfermo. Que coisa mais estranha, mais do que isso, ridícula.
Os vereadores que integram a CPI da Água continuam mentindo para o povo com a cara mais deslavada, dando prosseguimento a uma farsa com característica de opereta bufo, com intuito de enganar a sociedade de que vão descobrir os responsáveis pela tragédia que envolve mais de 600 mil pessoas das Zonas Leste e Norte, que hoje não têm água em suas casas e são obrigados a comprar o precioso líquido de alguém da vizinhança que dispõe de poço.
Nessa última quarta-feira fizeram mais uma reunião. Dessa vez não foi para ouvir um morto que eles convocaram recentemente, e não apareceu por razões óbvias, mas para ouvir um funcionário da Águas do Amazonas que está hospitalizado, com pneumonia. Ou seja, convocaram uma pessoa que já morreu há dois anos, conforme noticiou a imprensa, e agora um cidadão que está muito enfermo. Que coisa mais estranha, mais do que isso, ridícula.
Convocam mortos e enfermos, mas, por pura covardia, não trazem para se explicar o vilão número um dessa história infame, no caso o Prefeito Amazonino Mendes que, quando governador, intermediou a venda da Cosama por R$ 240 milhões para o grupo Suez, uma empresa francesa e, agora, mais recentemente, vendeu a Águas do Amazonas para a Águas do Brasil, num negócio envolvendo R$ 3,4 bilhão.  O incrível disso tudo é que as duas empresas são de propriedade do grupo Solvi. Em outras palavras, o Amazonino cometeu a proeza de fazer um sujeito comprar uma empresa que já era de sua propriedade. Isso é fantástico!
Apesar de ter cometido todos essas façanhas, os membros da CPI continuam relutantes em convocá-lo para depor. Aliás, também não vão convocar para depor o Eduardo Braga, o Alfredo Nascimento e o Serafim Correia. E por que? Pela razão de que todos eles têm vereadores aliados na CPI. Desses citados, só o Alfredo Nascimento não tem defensor na tal Comissão. Ora, como os liderados vão investigar os seus líderes? A verdade é que o tempo legal dessa CPI expira em agosto e os principais culpados pela falta de água na cidade, no caso o atual prefeito e os ex-prefeitos, não vão ser ouvidos. Isso é ou não é uma grande palhaçada armada para iludir o nosso povo?

*Advogado
*Líder do PSDB na CMM
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM