sexta-feira, 18 de março de 2011

MÁRIO FROTA TEM NO PROJETO DE OSCAR NIEMEYER RECONHECIMENTO DE OMAR AZIZ


Governo assume o Memorial Encontro das Águas

17 Março 2011

Posted in Política

O Governador Omar Aziz afirmou hoje (17), que vai executar o projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, denominado Memorial Encontro das Águas. O local, projetado para uma área às margens do rio Negro, em frente ao encontro das Águas, na zona Leste, será utilizado para a instalação do Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Fifa para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Manaus. “O prefeito Amazonino Mendes está nos cedendo a área e eu, também, estou solicitando o projeto do Niemeyer feito lá atrás, pelo ex-prefeito Ser­afim Corrêa”, disse Omar.

Fonte: http://www.blogdafloresta.com/

Acessos: 127

O PROJETO DO MEMORIAL ENCONTRO DAS ÁGUAS, DESENVOLVIDO POR OSCAR NIEMEYER, É DE AUTORIA DO VEREADOR MÁRIO FROTA, CONCEBIDO QUANDO FOI VICE-PREFEITO DE SERAFIM. SOBRE O ASSUNTO, VEJA NA MATÉRIA ABAIXO, PUBLICADA NESTE BLOG, NA ÍNTEGRA, AS CONSIDERAÇÕES DE MÁRIO FROTA.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O SERAFIM FUGIU DAS SUAS RESPONSABILIDADES

E o Amazonino se faz de mouco, surdo das orelhas. As obras da Copa estão todas ainda por começar. Fala-se em embelezar Manaus, preparando-a para receber os turistas que virão torcer pelos times por ocasião dos jogos da Copa.

Tudo bem. Primeiro nos falta infra-estrutura. Não adianta construir apenas o novo estádio e o monotrilho. Por enquanto é tudo o que se fala. Mas Manaus não tem aeroporto à altura da Copa, levando-se em consideração que está absolutamente defasado para o crescimento e importância da cidade. Assim como não temos um porto para transporte regional e uma rodoviária, pois a que aí está não sofre uma reforma há 30 anos e não serve mais para nada, pois está em situação precária, caindo aos pedaços.

Manaus só tem a mostrar ao turista o Teatro Amazonas e a Ponta Negra. Ninguém fala no monumento que o grande arquiteto Oscar Niemeyer projetou para o encontro das águas. Na gestão Serafim, na condição de vice-prefeito, fui ao Rio de janeiro conversar com o mestre Niemayer para que ele aceitasse projetar a obra. Em princípio ele relutou sob alegação de que tinha muitos compromissos. Insisti fazendo-lhe ver que, em toda a Amazônia, ele só tinha uma obra projetada: o memorial dos cabanos em Belém do Pará, na Amazônia Oriental. ‘A Amazônia Ocidental precisa ter um projeto seu, doutor Niemeyer. Dê-nos essa honra’, ponderei.

Finalmente resolveu aceitar. O projeto foi elaborado. O município de Manaus pagou-lhe seiscentos mil reais. O Serafim fez uma festa no local onde o projeto seria construído. Houve queima de fogos, discurso e cantoria. Apesar das minhas insistências, o Serafim terminou o mandato sem colocar um prego no projeto. Como vereador, tenho da tribuna, feito apelos dramáticos ao prefeito Amazonino para que construa o projeto de Niemeyer.

O Serafim fugiu das suas responsabilidades para com o projeto e o Amazonino se faz de mouco, surdo das orelhas. No entanto, depois de pronto, o projeto do mirante do encontro das águas passará a ser o referencial mais importante para turismo no estado. No mundo inteiro há teatros, alguns muito mais bonitos e suntuosos do que o nosso. O que não existe em lugar nenhum, é um encontro de dois dos maiores rios do planeta, que se chocam num espetáculo paradisíaco, de imensa força telúrica, sem igual em todo mundo.

Por que não incluir para 2014, quando Manaus precisa estar preparada para receber milhares de pessoas de fora, o Parque do Encontro das Águas? Será que já não é chegada a hora de apresentarmos oficialmente ao mundo o monumento em homenagem às águas de autoria do grande arquiteto Oscar Niemeyer, um dos maiores mestre da historia da arquitetura?

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

comentários:

Ademir Ramos disse...

Combativo Mario Frota,
Saúdo pelo valioso trabalho que vens fazendo em defesa do Amazonas, não para os turistas, mas para o povo, que reclama dos seus governantes uma participação efetiva na construção dos meios necessários que promova e enalteça a dignidade de nossa gente índia e cabocla, respeitando seus valores estéticos e patrimoniais, bem como vultoso investimento na educação e ciência. Pois, nesse campo requer que faça também o domínio de novas tecnologias que responda as aptidões locais. Dessa feita, condena-se uma vez por toda, a transplantação de modelos reduzindo o local em ação insignificante. Ao Contrário, a Construção do Mirante do Encontro das Águas é projeto público que muito bem faria ao seu povo e o governante que o fizer deveria muito se orgulhar de sua marca. Vamos interiorizar as ações para descentralizar o turismo no em torno da nossa querida Manaus, pensando também nos municípios que integram a região metropolitana, quebrando os paradigmas provincianos e inaugurando outra prática fomentadora do espírito criativo centrada na estética da cultura amazônica. Valeu....

13/5/10