quarta-feira, 10 de março de 2010

CPI DOS TRANSPORTES É PERSEGUIÇÃO A SERAFIM CORREA


CPI DOS TRANSPORTES É PERSEGUIÇÃO POLÍTICA AO EX-PREFEITO SERAFIM CORREA

A CPI criada para investigar o Transporte Coletivo de Manaus vai parecer uma farsa, mera perseguição política ao ex-prefeito Serafim Correa, caso o sistema expresso, a origem da derrocada e falência de tudo, não seja igualmente investigado.
Não adianta querer investigar somente os últimos 5 anos. A investigação tem que ser de 10 anos para cá. A Câmara precisa passar o expresso a limpo. O povo precisa saber como foram gastos mais de 150 milhões de reais, entre dinheiro emprestado do BNDS e da própria Prefeitura.
Por que o povo não pode saber a verdade? Se for para valer, então o expresso não pode ficar de fora. Ou o que vamos ter é uma CPI meia-sola que, ao final vai terminar tudo em pizza? O povo está cansado de ser tratado como idiota; ele quer a verdade, doa a quem doer. Assinei a CPI do vereador Lira, mas vou fiscalizar de perto. Caso ele não recue da história de que só vai investigar de 5 anos para cá, pessoalmente vou lutar pela CPI para investigar o expresso. É possível que consiga as 13 assinaturas necessárias para a sua instalação. Não custa nada tentar.

CPI DO TRANSPORTE PODE SER MANOBRADA POR AMAZONINO


“APÓIO A CPI, MAS EM CASO DE DESVIOS POR RAZÕES POLITIQUEIRAS, VOU SER O PRIMEIRO A BOTAR A BOCA NO TROMBONE PARA DENUNCIAR A FARSA”

Assinei a CPI do vereador Wilker Barreto para investigar as razões da falência do transporte coletivo de Manaus. Por uma questão de princípio, assino qualquer CPI, até mesmo para me investigar, se for o caso. Trata-se de um poderoso instrumento de investigação à disposição do Legislativo. No entanto, devemos ficar de olho, bem abertos, para as investigações a serem feitas, pois, como diz um velho ditado: ‘o inferno está pavimentado de boas intenções’. No Brasil, algumas CPIs deram certo, porém, a grande maioria terminou em pizza, mergulhados num buraco negro, por razões inconfessáveis. O último exemplo de CPI que desceu a ribanceira foi a da Petrobrás. O presidente Lula, usando a maioria que dispõe no Senado, a enterrou quando exigiu as funções de presidente e a relatoria. Aqui não vai ser diferente se o Amazonino impor, no uso da maioria que tem na Câmara, o presidente e o relator. Essa CPI tem que investigar a origem da falência do sistema de transporte coletivo de Manaus, de longe, o pior do País que, na minha opinião, passa por uma investigação do expresso, ou estresso, como o povo apelidou. Portanto, não é o caso de investigar apenas os últimos cinco anos, mas dez, ou até mais, caso seja necessário. Ou se faz isso ou nada feito, ou melhor, o povo vai ter à mesa não somente pizza, mas feijoada, picanha, peixe frito... Sou de acordo que o consórcio Transmanaus deve, sim, ser investigado, mas sem deixar o expresso de fora, sob pena da CPI perder a sua razão de existir. Apóio essa CPI, mas, em caso de ocorrência de desvios por razões politiqueiras, vou ser o primeiro a colocar a boca no trombone para denunciar a farsa.

Vereador Mário Frota
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
Líder do PDT na CMM