terça-feira, 30 de setembro de 2014

MÁRIO FROTA SOBRE A REABERTURA DA SANTA CASA: “ESTOU COM O SENTIMENTO DO DEVER CUMPRIDO”




“Quero agradecer ao governador José Melo, que tem demonstrado ser um gestor sensível com as causas públicas. Ele é um verdadeiro representante do povo na sua essência, já que veio do interior, das bases para fazer parte da história do Amazonas e se transformar em cidadão do mundo”.
“Estou com o sentimento do dever cumprido”. Foi com essa frase que o vereador Mário Frota (PSDB) se manifestou ao comentar a desapropriação do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, anunciada nesta segunda feira (29/Set) pelo governador José Melo. O prédio histórico do hospital estava com as portas fechadas, para atendimento ao público, há dez anos e quatro meses devido a dívidas acumuladas no valor de R$ 9 milhões com servidores, fornecedores e a previdência.
A promessa de lutar pela reabertura da Santa Casa fez parte dos primeiros discursos de campanha do parlamentar quando se candidatou à vereança, em 2008 - ano em que Amazonino se tornou prefeito de Manaus - e se estendeu até agora, com o anúncio da assinatura do decreto de desapropriação das instalações da Santa Casa que, segundo o governo do estado, deverá se transformar em hospital referência para tratamento de crianças e adolescentes portadores de câncer.
Durante os últimos seis anos, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade constituída e das autoridades do setor sobre a importância da revitalização da Santa Casa, o vereador Mário Frota recolheu um abaixo-assinado com 90 mil assinaturas nas ruas da cidade; realizou três seminários; quatro mutirões de limpeza; uma missa em Ação de Graças e várias manifestações populares.
As assinaturas do abaixo-assinado foram enviadas ao então governador do estado Omar Aziz, que se comprometeu em estudar a situação do hospital. Os seminários foram realizados no auditório do Taj Mahal Hotel e no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a presença de autoridades da área de saúde e dos diretores das Santa Casa de Santos (SP) Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Os mutirões de limpeza foram realizados com voluntários, ex servidores e do pessoal lotados em seu gabinete, com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O frei Fulgêncio, da Paróquia de São Sebastião foi quem celebrou a missa.
       Mário Frota já vinha conversando com o governador José Melo, desde que ele substituiu Omar Aziz, sobre a importância da reabertura da Santa Casa. “Essa foi uma prova de que as minhas palavras não foram proferidas no deserto. Quero agradecer ao governador, que tem demonstrado ser um gestor sensível com as causas públicas. Ele é um verdadeiro representante do povo na sua essência, já que veio do interior, das bases para fazer parte da história do Amazonas e se transformar em cidadão do mundo porque será eternamente lembrado como o homem que reabriu a Santa Casa de Misericórdia de Manaus, já que a instituição, criada pelo governo português, existe em todos os continentes. Mais uma vez, estou com o sentimento do dever cumprido”, comemora Mário.
Por: Roberto Pacheco (MTb 426).