segunda-feira, 20 de junho de 2016

PROPOSTA DO VEREADOR MÁRIO FROTA: ARTISTA PLÁSTICO RUI MACHADO RECEBE MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS NA CMM




Artista Rui Machado recebe condecoração em Sessão Solene na Câmara nesta sexta-feira (17) - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Mário Frota: “Mesmo impedido por motivo de saúde de participar desta justa homenagem a esse ilustre caboclo amazonense, me faço presente na pessoa do vereador Dr. Ewerton Wanderley nessa ocasião histórica”.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) condecorou com Medalha de Ouro Cidade de Manaus o artista plástico Rui Machado pela importante contribuição à cultura amazonense.  A honraria, proposta pelo vereador Mário Frota (PHS), que, por tratamento de saúde, não pode estar presente na solenidade, foi entregue pelo vereador Dr. Ewerton Wanderley (PPL).
A Sessão Solene presidida por Dr. Ewerton Wanderley, na manhã desta sexta-feira (17), contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Maria das Graças Alecrim, do vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Augusto Cardoso, da presidente da Academia Amazonense de Letra (AAL), Rosa Brito de Mendonça, supervisor de Cultura, Esporte e Lazer, Antonio Soares Júnior, vereador Luis Mitoso (PSD), além de familiares e amigos do homenageado.
Ao agradecer pela confiança de presidir a Sessão Solene, Dr. Ewerton Wanderley disse se sentir feliz em homenagear o ilustre artista pela história de vida e trabalho. “Não o conhecia pessoalmente, mas hoje tive a honra de entregar esta justa honraria a esse ilustre artista amazonense, que muito representa a nossa cultura amazônica”, destacou o parlamentar.
Nas entrelinhas do discurso de Mário Frota, lidas por Dr. Ewerton Wanderley, dizia que ao homenagear o artista plástico Rui Machado examinou sua vida e seu comportamento ético, moral e o conjunto das suas belas obras artísticas para que fosse homenageado com a mais importante comenda desta Casa.
“Mesmo impedido por motivo de saúde de participar desta justa homenagem a esse ilustre caboclo amazonense, me faço presente na pessoa do vereador Dr. Ewerton Wanderley nessa ocasião histórica”, escreveu Mário Frota.
       Rui Machado agradeceu a honraria, dizendo que a vida sem amigos não vale a pena ser vivida, e aproveitou para agradecer também o jornalista Carlos Aguiar pelo apoio à sua primeira exposição de obras. “Essa medalha tem um significado enorme, porque leva o nome da cidade que mais ano, que é Manaus. As pessoas costumam dizer que ‘santo de casa não faz milagres’, mas gosto de fazer milagres nesta cidade com o meu trabalho e mais uma vez agradeço a gentileza do vereador Mário Frota por me fazer uma referência da cultura desta cidade”, ressaltou o artista.
Na oportunidade, o músico e poeta Celdo Braga realizou uma singela homenagem ao artista Rui Machado, em forma de poema.
Histórico
Rui Machado nasceu em 17 de agosto de 1956, na cidade de Manaus e logo cedo começou a se interessar pela arte do desenho, pintura, poesia e esculturas.
Estudou o primário no Grupo Escolar Ribeiro da Cunha e concluiu o Ensino Médio no Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
Nos anos 60 teve uma breve passagem pela Pinacoteca do Estado do Amazonas, num curso de desenho e pintura, tendo contado com grandes mestres das artes plásticas como, Moacir Andrade, Hanneman Bacelar, Álvaro Páscoa, Afrânio Castro e Manoel Borges.
No começo dos anos 70 circulou por alguns grupos de teatro em Manaus e estudou alguns meses nos Estados Unidos.
Em 1976, trabalhou alguns meses na Companhia Aérea Cruzeiro do Sul, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No mesmo ano, ingressou no Banco do Brasil, onde trabalhou durante 34 anos na Carteira de Comércio Exterior, aposentando-se em 2010.
Exposições
Em 1982, realizou sua primeira exposição individual, a mostra “Travessia”, no Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hanneman. Desde então, não parou mais de produzir, fazendo muitas exposições individuais e coletivas.
Em 1984, lançou seu primeiro livro de poesia “Anjos e Mistério”. No mesmo ano também criou a escultura “Baiacu de Ouro”, um troféu para o jornalista Carlos Aguiar premiar os destaques amazônicos. Em 1988 criou os troféus “Índios de Ouro e de Prata” para a mostra de cinema do I Encontro Cultural das Amazônias — evento patrocinado pela Fundação Cultural do Amazonas.
Honrarias
Em 1982 e 1984 foi premiado em dois salões nacionais patrocinados pelo Banco do Brasil. Em 1989 recebeu Menção Honrosa no ‘Salão Suframa de Artes Plásticas’. Em 1997 recebeu ‘Diploma de Honra ao Mérito pela Contribuição a Cultura Amazonense’, outorgado pela Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM). Também recebeu a ‘Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes’, pela Academia Amazonense de Letras.
Durante três anos compôs músicas para o Boi-Bumbá Garantido. Depois surgiram outros parceiros e hoje tem composições gravadas em mais de 30 CDs. Já ilustrou mais de 40 capas de livros, CDs, guias, lista telefônica, programa de concerto de Arthur Moreira Lima e um rótulo de guaraná, nos Estados Unidos.
   Rui Machado teve trabalhos publicados em todos os jornais e revistas de Manaus e em revistas nacionais como Vogue, Terra, Isto É, BB.Com, jornal O Globo, além de outras publicações internacionais.

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

..............................

Na íntegra, a mensagem que o vereador Mário Frota deixou, por escrito, para o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PPL) ler por ocasião da condecoração de Rui Machado.
“Em quase quarenta anos de mandato parlamentar fiz poucas indicações de recomendas iguais a esta que hoje este Poder Legislativo de Manaus homenageia o meu amigo Rui Machado. Pelos meus cálculos somente seis vezes tal fato ocorreu. Pessoalmente acredito que os poucos que por mim foram homenageados têm muito a ver com a minha formação forjada na oposição, desde os tempos em que combati a ditadura militar, e depois, por muitos anos, enfrentei a oligarquia fundada por Gilberto Mestrinho em l982. Eis aí talvez a razão porque sou duro na crítica, mas econômico no elogio.
Não sou movido pelo elogio fácil. Escolho os que devo homenagear com muita cautela, até com certo rigor. Ao escolher agora o amigo Rui Machado, confesso que o fiz usando os mesmos critérios das vezes passadas. Examinei sua vida, seu comportamento ético moral, seus dotes intelectuais, o conjunto da sua bela obra artística e, depois de tal aprofundamento, eis que me propus homenageá-lo com a mais importante comenda desta Casa, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.
Impedido por motivo de saúde de estar presente e participar dessa tão justa homenagem a esse ilustre caboclo amazonense, solicitei ao meu amigo vereador Dr. Ewerton que me representasse nessa ocasião histórica em que, na sua unanimidade, os integrantes deste Poder apoiaram o requerimento de minha autoria que concede a Medalha Cidade de Manaus ao pintor, poeta e compositor Rui Machado.
Com a palavra, o nobre vereador Dr. Ewerton”.

(Por: Vereador Mário Frota)