terça-feira, 12 de julho de 2016

MÁRIO FROTA APRESENTA PROJETO QUE CRIA O ‘PASSE LIVRE’ PARA BENEFICIAR O TRABALHADOR DESEMPREGADO





Mário Frota: O Amazonas possui 221 mil trabalhadores desempregados
Mário Frota: “Hoje existe em todo o Brasil mais de 11,5 milhões de trabalhadores desempregados, resultado do fechamento de quase 100 mil empresas que gerou a maior crise dos últimos 15 anos, conforme constatação da Confederação Nacional do Comércio”.
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)
 O vereador Mário Frota (PHS), apresentou propositura em forma de indicação ao prefeito de Manaus, Arthur Neto, que cria o ‘Passe Livre Especial para o Trabalhador Desempregado’. O projeto tem o objetivo de beneficiar qualquer cidadão que esteja fora do mercado de trabalho, com passagem gratuita nos coletivos de Manaus, durante três meses para que ele possa procurar outro emprego.
O limite de validade e a quantidade de passes livres serão determinados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) para contemplar o trabalhador que tenha terminado de receber a assistência financeira do Programa do Seguro Desemprego.
De acordo com Mário Frota, esse benefício, que já existe na cidade de São Paulo, tem por objetivo ajudar boa parte dos trabalhadores amazonenses - que se encontram fora do mercado de trabalho – para que possam procurar emprego, sem a necessidade de pagar ônibus.
Dados divulgados no último mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Amazonas passou de 153 mil para 221 mil, atingindo uma variação de 44,3% ou 68 mil pessoas. Baseado nessas estatísticas, a taxa de desemprego amazonense foi a sexta maior do país no primeiro trimestre do ano.
“Hoje existe em todo o Brasil mais de 11,5 milhões de trabalhadores desempregados, resultado do fechamento de quase 100 mil empresas que gerou a maior crise dos últimos 15 anos, conforme constatação da Confederação Nacional do Comércio”, explica Mário. (Por: Roberto Pacheco – MTb 426).