segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O GÁS DO URUCU: FRUSTRAÇÃO PARA OS MANAUENSES


O GÁS DO URUCU EM MANAUS: FOMOS TODOS ENGANADOS. TRATA-SE DE ESTELIONATO POLÍTICO QUE PASSARAM NO POVO. Depois de anos a fio de espera, vem agora o dirigente da Eletronorte e, pela imprensa, sem tremer o rosto, diz que o gás do Urucu é insuficiente para suprir as necessidades de Manaus. O governo federal gastou milhões de reais na construção do gasoduto. Paralelo a isso, foram criadas as maiores expectativas em torno da chegada desse gás para, depois, esse mesmo governo jogar um balde de água fria nas esperanças que ele mesmo cultivou no coração do nosso povo. O nome desse tipo de malandragem todos sabemos: estelionato político.

Que frustração para os manauenses que, inocentemente, na melhor boa fé, terminou vítima de tantas mentiras. Duas porretadas na cabeça. Primeiro, veio a notícia de que mesmo com a mudança da matriz energética de óleo diesel para o gás, a tarifa de luz não sofreria redução de preço. Segundo, que o gás do Urucú retirado do nosso subsolo, a 560 km de Manaus, vai ser mais caro 65 por cento do que o gás que o governo compra da Bolívia, que percorre 2.600 km para chegar a São Paulo. Isso é a coisa mais sem lógica e estúpida que já ouvi na minha vida.

Essa última notícia, portanto, inviabiliza o sonho que milhares de pessoas proprietárias de carros em promover a substituição da gasolina cara por um combustível mais barato, no caso o gás. Eu mesmo entrei nessa fria, quando, no início do ano passado comprei uma pick-up Chevrolet S-10, à gasolina, na expectativa de mudar para o gás logo que chegasse aos postos da cidade. Entrei pelo cano como muita gente. Ora, quem mandou acreditar no homem, ou melhor, no presidente Lula que se diz bonzinho e grande protetor do Amazonas?

Quando o dirigente da Manaus Energia há pouco mais de um mês esteve na Câmara, em tom de ironia fiz-lhe alguns questionamentos, todos sobre as razões acima colocadas. E alfinetei: ‘Olhe, quem está falando aqui é um índio velho, ignorante, que não tem a sabedoria dos gênios de Brasília que nos governam, por isso, por favor, tente fazer entrar nessa cabeça que tem uma massa cefálica do tamanho de uma formiga, a razão por que o gás extraído aqui, na biqueira da casa, vai sair 65 por cento mais caro do que o comprado da Bolívia, que percorre 2.600 km para chegar a São Paulo?’. O homem desconversou e a resposta não veio.

Como continuar confiando nesse pessoal de Brasília. Fazem-nos de bestas porque somos do Norte atrasado e sem uma bancada de qualidade para nos defender na capital federal. Duvido que eles dispensem esse tipo de tratamento ao povo de São Paulo, Minas ou do Rio Janeiro. Cem anos para isso acontecer.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do OPDT na CMM