segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

“CONCLAMO OS MEUS AMIGOS E AMIGAS A NÃO MAIS COMPRAR NO CARREFOUR DA AVENIDA UMBERTO CARDERARO”




Mário Frota: “Cobrança em estacionamento de supermercado é mais que desrespeito ao consumidor, é assalto à luz do dia”.

Por: Vereador Mário Frota*
É hora do nosso povo reagir e exigir respeito de quem não o quer respeitar. A melhor resposta que ora se pode dar a esses espertalhões é lá não entrar, é procurar outro supermercado que não esteja cobrando estacionamento. Como não sou bobo, enquanto persistir essa palhaçada, juro que não volto a colocar os meus pés no Carrefour da avenida Umberto Carderaro.

Como se não bastasse a cobrança exorbitante em estacionamentos de shopping centers e hospitais, agora, também, começam a cobrar em supermercados, a exemplo do Carrefour que fica ao lado do shopping Manauara, na avenida Umberto Calderaro.
Ontem, ao me deparar com tal fato, fiquei entre surpreso e revoltado. Quem permanecer 1 minuto acima da meia hora tolerada, paga R$ 8,50. Um absurdo, haja vista que, quem entra para comprar num supermercado dificilmente lá permanece menos de 40 minutos. Além das compras, dependendo do horário, o cliente ainda enfrenta filas, o que é fato comum.
Excesso de esperteza é burrice, ouvi muito essa frase do meu saudoso pai. Em época de crise econômica, como a que assola o País, o dono do estabelecimento comercial, para atrair compradores para os seus produtos, deveria, isso sim, era estender tapete vermelho e tratar o cliente como se ele fosse um rei, e não lhe cobrar para entrar, metendo-lhe a mão no bolso antes mesmo de iniciar o processo de compras. Ao contrário do resto do mundo civilizado, aqui se pratica um capitalismo canhestro, pelo avesso, burro, coisa de espertalhão idiota que, ao agir assim, está espantando pessoas que, a partir de então, não mais voltarão aquele lugar para comprar.
Apesar de também ser contra a cobrança de estacionamento em shoppings, não há como negar a enorme diferença existente se os compararmos a supermercados. Os primeiros são integrados por uma cadeia de lojas, cafés, restaurantes, parque infantil, teatro e até salas destinadas a exibição de filmes. Enquanto isso, nos supermercados as pessoas entram tão somente com intuito de comprar os produtos dispostos nas gôndolas, como tomate, cebola, batata e outros gêneros do consumo do dia a dia de todos. Por outro lado, a lei dispõe que shoppings e supermercado são obrigados a oferecer estacionamento aos seus clientes. Ora, então por que cobrar pelo estacionamento?  Outra diferença que vejo entre os dois é que muita gente frequenta os shoppings só para passear e, no máximo, tomar um cafezinho. Diferentemente, ninguém frequenta supermercados para passear, olhar vitrines de lojas, mas com propósito de fazer as compras dos produtos dos dia a dia, a exemplo dos alimentos e material de limpeza. Em minha opinião, cobrança em estacionamento de supermercado é mais que desrespeito ao consumidor, é assalto à luz do dia.   
Daqui desse blog conclamo os meus amigos e amigas a não mais comprar no Carrefour em questão. É hora do nosso povo reagir e exigir respeito de quem não o quer respeitar. A melhor resposta que ora se pode dar a esses espertalhões é lá não entrar, é procurar outro supermercado que não esteja cobrando estacionamento. Como não sou bobo, enquanto persistir essa palhaçada, juro que não volto a colocar os meus pés no Carrefour da avenida Umberto Carderaro.

*Advogado;
*Líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM);
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.