terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MÁRIO FROTA QUER DISCUTIR POLUIÇÃO POR GARRAFAS PETs


Para promover um amplo debate sobre as questões da poluição ambiental, por meio de resíduos sólidos, causada por garrafas PETs, o vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), entrou com requerimento junto à mesa diretora da Casa solicitando uma Audiência Pública com a presença dos responsáveis legais dos fabricantes e produtores de bebidas que utilizam esse tipo de embalagens plástica para engarrafamento de refrigerantes, sucos, água mineral e similares.

Utilizadas principalmente por indústrias de refrigerantes, as garrafas PETs movimentam hoje um mercado que produz cerca de 9 bilhões de unidades anualmente só no Brasil, das quais 53% não são reaproveitadas. Com isso, cerca de 4,7 bilhões de unidades por ano são descartadas na natureza, contaminando rios, lagos e igarapés, indo para lixões ou mesmo espalhadas por terrenos vazios. Entre 1995 e 2005, a produção de PET, o plástico politereftalato de etila, para a fabricação de garrafas, subiu de 120 mil toneladas para mais de 374 mil, alavancada principalmente pela indústria de refrigerante.

Agora, o que tem despertado a preocupação de ambientalistas e autoridades ligadas ao setor é o interesse crescente de fabricantes de cerveja por esse tipo de embalagem. Duas pequenas empresas já usam o produto para comercializar chope em São Paulo, e uma terceira, em Recife, está testando resina plástica para embalagem de cerveja. Não demora muito para a novidade chegar ao estado do Amazonas. Para atender a demanda das cervejarias, seriam necessárias mais de 4,5 bilhões de garrafas.

Além do problema com o descarte das unidades na natureza, especialistas chamam a atenção para o fato de hoje não haver responsabilidade jurídica sobre a destinação do material por parte de quem fabrica ou consome PETs. “Diferentemente do que acontece com as baterias de telefone celular ou das latas de alumínio que, pela reciclagem, voltam a ser latinhas, as PETs não podem ser transformadas novamente em garrafa”, ensina Mário Frota.

N.R. Esta propositura foi apresentada à Mesa Diretora da CMM, sob forma de Requerimento nº 1.770/2010, em 27 de outubro de 2010, mas por falta de espaço, deixou de ser cumprida no exercício passado, motivo pelo qual foi reapresentada.

Gabinete do Vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)