sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BLITZ ILEGAIS: COMO EM 'O OVO DA SERPENTE', PODE ALIMENTAR VIOLÊNCIA.


BLITZ ILEGAIS SÓ SERVE PARA EXTORQUIR MOTOCICLISTA

Marcilio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BLITZ ILEGAIS SÓ SERVE PARA EXTORQUIR MOTOCICLISTA...":

Quando você ou alguém da sua família for assaltada por um motociclista ai acho que sua percepção vai mudar um pouco sobre essas Blitz, deveria ser pautada seu texto sobre policiais extorquindo em Blitz e não sobre esse "abusdo" das blitz. Tipico de discurso em época de eleição,mas ok...



RESPOSTA AO MARCÍLIO, UM LEITOR DESSE HUMILDE BLOG, QUE ACREDITA, TANTO QUANTO ALGUNS POLICIAIS, QUE POR TRÁS DE UMA VISEIRA DE CAPACETE DE UM MOTOCICLISTA, MORA UM CRIMINOSO À ESPREITA DE ASSALTAR OU MATAR ALGUÉM. FOSSE ASSIM, ESTARÍAMOS TODOS PERDIDOS, POIS, EM MANAUS, APROXIMADAMENTE 300 MIL PESSOAS SÃO PROPRIETÁRIOS DE MOTOCICLETAS. Marcílio, no sistema democrático, que todos nós juramos defender, não há espaço para qualquer tipo de violência contra os cidadãos. Fecharmos os olhos a qualquer tipo de agressão aos princípios de ir, vir e permanecer, é conspirar contra a Constituição que todos juramos defender. Na Alemanha de Hitler, o povo alemão fechou os olhos às primeiras demonstrações de violência contra o povo Judeu, achando até natural o que estava acontecendo. Sabemos o resultado: o ovo da serpente foi sendo alimentado por outras formas de violência e, ao final, todos sabemos o resultado: a guerra provocada pelo monstro nazista terminou com 56 milhões de seres humanos mortos dentro e fora dos campos de batalha.

Por isso, amigo Marcílio, é que nos regimes democráticos, não podemos contemporizar com qualquer tipo de agressão aos direitos humanos, partam de onde partir, contra negros, brancos, amarelos, ou qualquer raça ou credo religioso. Somos todos favoráveis às blitz, desde que sejam legais, sempre acompanhadas de um tenente ou capitão da polícia, assim como de funcionários do Detran e da Receita do Estado, para que não ocorra qualquer tipo de constrangimento aos cidadãos e cidadãs.

Você, como alguns policiais, acredita que por trás de qualquer viseira do capacete de um motociclista há um bandido à espreita para assaltar ou matar alguém. Ora, um dia desses a minha mulher, que é advogada, foi tratada com desrespeito por dois policiais que aos gritos e usando de palavras grosseiras, começaram a exigir que ela saísse do carro porque eles queriam vasculhar o seu veículo em busca de armas e drogas.

Como cidadã, ela reagiu a agressão pedindo respeito à lei. Um deles chegou a puxar a arma. Só não aconteceu uma tragédia porque pessoas que estavam nas proximidades assistiram ao triste espetáculo e partiram em sua defesa. Esse caso foi noticiado pela coluna Sim e Não do jornal A Crítica, e levado ao conhecimento do Ministério Público.

Temos que defender e até lutarmos por uma polícia melhor organizada e armada. Mas que suas ações sejam contra os bandidos, não contra cidadãos e cidadãs ordeiros. Por outro lado, Marcílio, bandido também comete assaltos usando carros, mas nem por isso a polícia deve passar a tratar todo dono de carro com violência, a exemplo do que vem ocorrendo com os motociclistas. Na minha opinião, a blitz tem que ocorrer, mas pautada na lei, porque, como dizia o grande Rui Barbosa, “fora da lei não há salvação”.

Ora, Marcílio, antes ou próximo das eleições, não abro mão do meu papel de fiscal e defensor do povo. Foi assim na época da ditadura e vai ser assim, sempre.

Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM.

UEA - ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA PROTESTAM POR FALTA DE CONDIÇÕES DE ENSINO



O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO, QUE CULMINOU EM GREVE NA ÁREA DE SAÚDE DA UEA É JUSTO E MERECEDOR DA ADMIRAÇÃO DO POVO DESTE ESTADO. Eu era deputado estadual quando o ex-governador Amazonino Mendes enviou à Assembleia o projeto de lei criando a UEA. Apesar de adversário ferrenho do então governador, votei a favor e, da tribuna justifiquei que, embora tivesse minhas preocupações, até porque tudo que parte do Amazonino é preciso saber o que há por trás, afirmei que iria votar a favor porque jamais votaria contra a criação de uma escola, quanto mais de uma universidade. Fiz, ainda, outra observação que era a da transferência de recursos do Estado para a UFAM, exigindo, naturalmente, que ela recebesse alunos oriundos do interior do Estado, principalmente para os cursos de medicina, odontologia, farmácia e enfermagem. Nas minhas alegações justificava que a UFAM tinha mais condições, pelo nome que já tem em nível nacional, assim como pela excelente área física que já dispunha.

Fiz todas essas ponderações, mas, ao final votei no projeto de criação da UEA. No entanto, o que vejo agora é a área de saúde, em minha opinião o ponto estratégico da UEA, absolutamente destroçado pela incúria e absoluta incompetência da atual administração que, apesar de recursos tão generosos, por força de lei, carreados das indústrias da Suframa, permitiram que o setor de saúde, mais conhecido por ESA, afundasse por omissão e descaso e afundasse num vergonhoso processo de falência, com os seus cursos sucateados, sem condições, portanto, de funcionamento.

Isso é uma indignidade, falta de respeito pelos próprios alunos, que sofrem, e ao povo que, em última instância é quem, com o suor do seu rosto, financia a existência da UEA que, pelos recursos que dispõe, poderia ser hoje o melhor centro de ensino universitário do Amazonas, em especial nos cursos da área de saúde, na época a principal justificativa para a sua criação, sob a alegação de que grande parte dos alunos, que iriam cursar a área, seria oriunda do interior do Estado, carente de bons profissionais do setor.

Nossa irrestrita solidariedade aos alunos da UEA pela coragem de denunciar a calamidade que assola os cursos da área de saúde. Fui, em plena ditadura militar, presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Amazonas – UFAM e, depois, do DCE. Naquela época e agora os estudantes continuam iguais, ou seja, vão para a luta e reivindicam o que é de direito para a classe. Que o inconformismo e a capacidade de irresignação deles sejam para sempre. A luta dos jovens da UEA, que denunciaram agora o sucateamento da área de saúde, é demonstração disso. É lindo. Parabéns.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

2 comentários:

Marcílio disse...

Ótimo post, e quero salientar que a UEA que se vende na televisão e que todos acreditam é muito diferente diferente da realidade que vivemos, especialmente na ESA (Escola Superior de Ciências da Saúde).
PS:Não foram os alunos de Medicina que fizeram o protesto, foram alunos de Medicina,Enfermagem e Odontologia(mas ok,quando se pensa na saúde já liga aos médicos,erro cultural,mas fazer o que)...

1/9/10

MÁRIO FROTA EM AÇÃO disse...

Caro Marcílio,
Muito obrigado por acessar o nosso site de relacionamento para compartilhar da nossa luta pela melhoria das condições de estudos dispensada, pelo estado, aos alunos da UEA. No texto, que você leu, sempre menciono os alunos da área de saúde como um todo, abrangendo medicina, odontologia, farmácia, enfermagem. Quando você se refere ao “erro cultural”, no seu comentário acima, acredito ser uma crítica ao título da matéria que, por ser uma chamada do texto, sua finalidade se resume a chamar atenção do leitor com apenas uma frase. Na próxima segunda-feira, dia 6 de setembro, a partir das 09h00, estarei destinando um espaço do meu tempo, junto à Tribuna da Câmara Municipal de Manaus, para que os alunos da área de saúde da UEA façam as suas reivindicações. Assim sendo, amigo Marcílio, você também é meu convidado.
Até lá,
Vereador Mário Frota.