domingo, 8 de julho de 2012

POSSE DE MOUTINHO: “QUE DEUS PROTEJA OS QUE SAEM E ILUMINE OS QUE CHEGAM”

Texto: Vereador Mário Frota*
Ari Moutinho e Luiz Barroso foram meus colegas de turma, enquanto o Iêdo Simões, também nosso contemporâneo, deixou os bancos da Faculdade dois anos depois.
Sem poder sair de casa, em razão de uma cirurgia de emergência na vista, fiquei impossibilitado de participar da sessão solene de posse do Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), Ari Moutinho da Costa, do vice- Presidente, Luiz Wilson Barroso,  e  do Corregedor-Geral de Justiça, Iêdo Simões de Oliveira,  três amigos dos tempos  da  Faculdade de Direito do Largo dos Remédios, a Jaqueira, como carinhosamente a chamamos.
Dois dos empossados, no caso o Presidente Ari Moutinho e o Vice Luiz Barroso, foram meus colegas de turma, enquanto o Corregedor-Geral de Justiça, Iêdo Simões, também nosso contemporâneo, deixou os bancos da Faculdade dois anos depois.
Proibido pelo médico de freqüentar ambientes fechados, a exemplo de shopping e supermercados, ou espaços idênticos, em razão da possível presença de bactérias, fiquei de molho em casa, sem poder ler ou mesmo curtir um bom programa de televisão.
Soube pela mídia e por amigos presentes ao ato, que a festa de posse dos ilustres colegas foi um sucesso. Ouvi de uma amiga, presente ao evento, que os discursos dos novos dirigentes foi muito bom, mas o que mexeu com a sua sensibilidade, quase levando-a às lágrimas, foi o pronunciado pela   desembargadora Carla Reis, escolhida pelos seus colegas do Tribunal para homenagear os novos dirigentes do TJA.
Como perder uma cerimônia de tal importância sem ficar chateado? Para mim era uma questão de honra estar presente para abraçar os meus lustres colegas que, com abnegação, inteligência e muito sacrifício chegaram, pelos próprios méritos, às funções mais importantes na magistratura do Estado.  
Os meus amigos João Simões e Domingos Chalub passaram o bastão do comando do TJA às mãos de pessoas igualmente honradas e competentes. Que Deus proteja os que saem e ilumine os caminhos dos que chegam. São os meus sinceros votos.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
Foto: www.d24am.com