sábado, 16 de novembro de 2013

FÉLIX VALOIS DEVE DEPOR NA POLÍCIA SOBRE DENÚNCIA DE ESTELIONATO ENVOLVENDO VEREADORES




Félix Valois deve depor como testemunha do fato por ele denunciado à opinião pública.

Por: Vereador Mário Frota*

A questão agora já está nas mãos do Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, que já deu inicio às investigações e vai ter que trazer o Dr. Félix Valois para depor como testemunha do fato por ele denunciado à opinião pública.
Muita gente ficou entre surpresa e espantada com a história de que quatro vereadores teriam procurado um certo empresário com propósito de negociar o aumento  do gabarito de  21 para  25 andares, nos novos prédios a serem edificados na capital amazonense, constante na reforma do   Plano Diretor da cidade,  ora em discussão na Câmara Municipal de Manaus (CMM.
A denúncia teve origem na coluna do jornalista e advogado Félix Valois, publicada na sexta-feira da semana passada, no jornal Diário do Amazonas, sob o título ‘Plano Diretor e Estelionato’.
Nesta segunda-feira, o Presidente da Casa, Bosco Saraiva, em tom grave e voz pausada, fez a leitura do artigo e, depois de acirrada discussão no plenário da Casa, resolveu nomear uma Comissão de Sindicância, com objetivo de promover uma investigação com propósito de  descobrir os nome dos pressupostos vereadores envolvidos na denúncia constante no artigo assinado pelo Dr. Félix Valois.
Ato seguinte o presidente do Poder escolheu-me para presidir uma Comissão de Sindicância para apurar e investigar os fatos, constituída por mim, indicado para presidi-la, além dos colegas vereadores Alonso Oliveira, Júnior Ribeiro, Luis Mitoso, Gilmar Nascimento e da vereadora professora Jaqueline.
Aceitei presidir a dita Comissão depois de ouvir o compromisso do presidente Bosco Saraiva de que eu teria carta branca para agir. A minha primeira atitude à frente da Comissão foi, em companhia dos citados colegas, procurar o Dr. Felix Valois, na esperança de conseguir o nome do empresário que lhe repassou o fato acima já exposto.
O Dr. Valois nos recebeu educadamente, mas, em termos decididos nos afirmou que, respaldado na Constituição pátria, é sua pretensão manter em sigilo o nome do empresário. No entanto, nos prometeu que iria procurar o empresário que, segundo ele é um seu amigo, para saber da sua disposição de falar sobre o assunto.  
Ontem, quando estava à frente da Comissão de Sindicância, a caminho da Secretaria de Segurança do Estado, o Dr. Félix me telefonou para dizer que, conforme o prometido, havia conversado com o empresário e, em resposta, ele lhe teria afirmado que, “se possível, gostaria de ficar de fora, ou seja, não se manifestar sobre o assunto, haja vista que teme por represália”.
A questão agora já está nas mãos do Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, que já deu inicio às investigações e que, sem sombra de dúvida, mas cedo ou mais tarde vai ter que trazer o Dr. Félix Valois para depor como testemunha do fato por ele denunciado à opinião pública.
O que acho de tudo isso é que a Câmara deve ir a fundo nessa investigação, para saber a verdade, pois, caso isso não aconteça, uma grave suspeição vai continuar pairando sobre as cabeças dos 41 vereadores integrantes da Casa.   Em razão disso, a Comissão que presido não vai ter descanso enquanto os fatos não forem devidamente esclarecidos.
Ao final, com o esclarecimento dos fatos prevalecerá a verdade e, com absoluta certeza, a mancha da vergonha que atingiu a instituição Câmara Municipal será desfeita como fumaça. Sejam vereadores, que pessoalmente não acredito, ou vigaristas se fazendo passar pelos legisladores do município, o braço da lei deverá alcançá-los e puni-los. É só uma questão de tempo.

*Advogado:
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redacão da CMM.