sexta-feira, 31 de julho de 2015

MÁRIO FROTA VAI REALIZAR SEMINÁRIO PARA DISCUTIR MEDICINA ALTERNATIVA




Mário Frota: “Hoje a medicina, baseada nas plantas da Amazônia, tem capacidade para combater 94% das doenças conhecidas em todo o mundo”.

O vereador Mário Frota (PSDB), vai realizar o I Seminário de Fitoterapia do Amazonas, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no próximo dia 6 de agosto (quinta-feira), no horário das 09:00h às 12:00h, com a finalidade de discutir a utilização das plantas medicinais da flora amazônica e suas aplicações na cura das doenças.

O evento vai contar com a participação da farmacêutica Mara Rúbia Ferreira de Freitas, coordenadora da seção de ensino e pesquisa do Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia (GO). Na oportunidade será colocada na pauta das discussões a criação de um hospital de medicina alternativa, dotado de horto medicinal e farmácia para preparo da matéria prima e manipulação de medicamentos fitoterápicos e homeopáticos.  
De acordo com o parlamentar, a floresta amazônica possui a maior concentração de plantas medicinais, comestíveis, oleaginosas e colorantes do planeta e grande parte ainda não foi estudada em profundidade por falta de estrutura física e financeira. Cerca de 30% de todas as essências farmacêuticas, utilizadas atualmente pela medicina em todo o mundo, são extraídas das matas tropicais.
Os laboratórios farmacêuticos de todos os continentes têm buscado nas plantas da Amazônia grande parte das substâncias para elaboração de medicamentos, visando a industrialização, comercialização e sua aplicabilidade em larga escala. Nada menos que cinco mil princípios ativos já foram identificados nas plantas medicinais extraídas da floresta amazônica.
Mário Frota entende que o estado do Amazonas, na qualidade de maior detentor de florestas tropicais virgens de todo o mundo precisa desenvolver, em nível municipal, um centro de estudos, ensino e pesquisas com estrutura para preparo da matéria prima e manipulação de medicamentos alternativos, à base de plantas medicinais.
Essa estrutura, como mais uma opção para o setor de saúde, tem ainda por objetivos combater a biopirataria e pesquisar os princípios ativos dessas plantas na busca de novas alternativas de cura para as doenças endêmicas que acontecem em todas as regiões do planeta. “Hoje a medicina, baseada nas plantas da Amazônia, tem capacidade para combater 94% das doenças conhecidas em todo o mundo”, explica Mário Frota.

Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTB 426)
Contato: (92) 99126-7172 (Vivo) ou 98171-7172