terça-feira, 20 de setembro de 2016

Feirinha está de volta na Avenida Eduardo Ribeiro

Com mais de 16 anos de existência, a Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro voltará para seu tradicional espaço, na principal via da região central da cidade, a partir deste domingo, dia 25, depois de onze meses funcionando nas ruas Joaquim Sarmento, Saldanha Marinho, Henrique Martins e 24 de Maio.
O retorno à “nova Eduardo Ribeiro” foi anunciado numa reunião, na tarde do dia 19, entre o Secretário Municipal de Feiras e Mercados, Fábio Pacheco, o vereador Mário Frota e os permissionários da Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas dos Artesãos (Afapa).
Nesta terça-feira, 20, houve ainda uma manifestação pacífica com a participação de 360 artesãos da Feira, em frente ao Teatro Amazonas. A passeata desceu a Avenida Eduardo Ribeiro até a Avenida Sete de Setembro, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a importância da feira na geração de emprego e distribuição de renda, além da visibilidade turística.
A pedido do vereador Mário Frota, o prefeito Arthur Neto já havia autorizado a volta da Feira para a Eduardo Ribeiro, a partir do dia 4 de setembro, mas somente agora, por questões burocráticas, já resolvidas junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi oficializado o documento dando autorização para a volta dos artesãos para o seu lugar de origem.
      De acordo com Wigson Azevedo, presidente da Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas dos Artesãos (Afapa), essa manifestação dos artesãos já estava marcada mesmo antes do anúncio da volta da feira para a Eduardo Ribeiro. "Estamos muito animados. Será um novo fôlego pra gente. As vendas tinham despencados em 70%. E vamos agora nos reciclar e melhorar o visual da Feira. Agradecemos a todos que ajudaram nessa conquista”, declarou.
Da tribuna da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Mário Frota, que se empenhou no retorno da Feirinha, agradeceu a compreensão dos artesãos que souberam esperar a decisão dos técnicos da Prefeitura de Manaus e do IPHAN. "É uma vitória dos feirantes, sábia decisão do prefeito Arthur Neto e vitória de Manaus”, disse o vereador.
         Frota ressaltou ainda que, em todas as grandes capitais brasileiras e internacionais, as “feiras de domingo” são tradicionais, protegidas e até incentivadas pelo Poder Público e citou São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba como exemplos de cidades em que estes eventos semanais são organizados e importantes para a economia e entretenimento.
        “O povo de Manaus frequenta, os turistas nacionais e estrangeiros gostam e os artistas valorizam porque tem uma verdadeira galeria ao ar livre para expor e comercializar sua arte. É a maior e principal alternativa gratuita de lazer na cidade aos domingos, além de ser economia criativa”, acrescentou o vereador.
São 350 barracas na Feira de Domingo da Eduardo Ribeiro. De acordo com o vereador, a próxima “luta” será a volta dos artistas e expositores da Ponta Negra.


        Estimativas da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), em 2013, indicam que a Feira de Domingo da Eduardo Ribeiro movimentou, naquele ano, R$ 15 milhões, gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos em Manaus.
        Os permissionários da Feirinha de Domingo da Eduardo Ribeiro estarão amanhã, dia 21, na Câmara Municipal de Manaus.