quarta-feira, 1 de junho de 2011

ISAAC TAYAH PISOU NA BOLA


Mário Frota: "O presidente da Casa ainda tem muitas cartas na manga do paletó, o que está faltando é ir para o enfrentamento"

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah, perdeu o bonde da história quando deixou de apoiar algumas CPIS que, instaladas, iriam tirar o sono do Amazonino, deixando ainda mais fragilizada uma administração capenga, que vem se caracterizando pela incapacidade em governar Manaus.
Várias CPIs estão na gaveta da presidência, entre elas a dos transportes, que tem por objetivo investigar o sistema de transporte coletivo pior do país, hoje transformado num amontoado de ferrugem; a da Emparsando, empresa ligada ao PT de São Paulo, que recebeu, antes da última eleição R$ 97 milhões para “asfaltar” Manaus, mas tudo que fez foi tapar alguns buracos; e, mais recentemente a da Consladel, empresa que está sendo denunciada por um serviço péssimo de sinalização (corujinhas e lombadas eletrônicas), embora já tenha engolido uma bolada de R$ 90 milhões do município.
Na minha opinião, Tayah pisou na bola. Pela forma devagar como administra, tentando, como vem fazendo, agradar a gregos e troianos dentro da Casa. Depois da eleição para a presidência da CMM, Amazonino ficou fragilizado, com minoria no Poder, sem condições de impedir a convocação de secretários, ou a instalação de qualquer CPI.
Ainda não chegamos àquela história de que “agora Inês é morta”. O presidente da Casa ainda tem muitas cartas na manga do paletó, o que está faltando é ir para o enfrentamento para ganhar a guerra contra um prefeito que faz tudo para esmagar o Legislativo, moldando-o a sua imagem e vontade.
Para enfrentar a prepotência e arrogância do Executivo pode ele contar comigo. Estou a postos. Somos hoje poucos na oposição, mas, com boa estratégia de luta, ainda podemos causar boas dores de cabeça no responsável pela tragédia que hoje atinge a cidade de Manaus.
Por: vereador Mário Frota
Líder do PDT na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Frota exige celeridade na emenda que proíbe contratação de servidor ‘Ficha Suja’.


Mário Frota: “Assim como em Minas Gerais temos

o propósito de incluir essa regra no âmbito municipal"

O vereador Mário Frota (PDT) solicitou na manhã desta terça-feira (31), durante sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) celeridade na tramitação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Lomam), de sua autoria, que proíbe a contratação de servidores ‘Fichas Sujas’ em cargos públicos de confiança, chamados comissionados. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, à qual Frota preside. O projeto do pedetista tem como base a lei originada de uma iniciativa popular que tenta impedir que políticos com condenações na justiça possam concorrer às eleições “Ficha limpa”. A intenção de Frota é estender essa regra às contratações de funcionários públicos locais por indicação. O projeto que prevê a Emenda à Lomam aguarda a inclusão do tema na pauta para votações. “Espero que na próxima semana este projeto seja apreciado pelos meus pares. Só estou aguardando a presidência apresentar o tema para votação e ser posto em prática”, afirmou.

Frota afirmou que em algumas cidades como Minas Gerais (BH) a lei já está em vigor e foi bem recebida pela opinião pública. “Assim como em Minas Gerais temos o propósito de incluir essa regra no âmbito municipal, para que não haja maus exemplos na administração pública”.


Fonte: Priscila Caldas
Fotografia: Sérgio Oliveira

SOCORRO, O AMAZONAS QUER O ARTHUR DE VOLTA!

Mário Frota: "No Senado, o Arthur fazia de tudo para defender os interesses do Amazonas, quebrava o pau, articulava e trancava a pauta. Ao final, ninguém passava a perna no nosso povo".


É compreensível e justa a indignação do povo do Amazonas com a presidente Dilma e, ainda muito mais, com a bancada federal (deputados federais e senadores) do Estado, que não mexeu uma palha para evitar o pior na questão que envolve a produção de tablets em São Paulo.

No universo da informática o tablets é o futuro porque para ele converge tudo, telefone, internet, televisão, etc. Trata-se de uma revolução. Em outras palavras, pode-se dizer hoje que a informática é antes e depois do tablets.

Daí a razão porque, agora, todos os que lutam para manter a Zona Franca de Manaus, entram em desespero. Não vai ser fácil depois dessa manter a Zona Franca de pé. Que tipo de compensação pode oferecer o Governo Federal para tamanho prejuízo?

Em minha opinião não há compensação. A Zona Franca não pode concorrer com São Paulo, estado que compõe o eixo mais populoso e com maior poder de compra do País. O que existe em Manaus são indústrias que são obrigadas a trazer de fora, em especial de São Paulo, os componentes necessários para a fabricação de equipamentos de informática que, depois, percorrem de volta para o grande mercado onde são comercializados. O custo transporte faz a diferença.

E agora, José? O que a bancada federal pode fazer para sair da encrenca em que se meteu por absoluta incompetência política? Entre as muitas mentiras que passaram para o povo, estava a sórdida história de que, eleito, José Serra acabaria com a Zona Franca. Na sua santa ingenuidade o povo acreditou que a Dilma estava predestinada a sedimentar mais e mais o modelo que criou a Zona Franca.

Traição e ingratidão são as duas expressões que mais ouço onde chego. Outra, que está na boca de muita gente, é que só o Arthur teria condições de derrubar a Medida Provisória que Dilma enviou para o Congresso. Quem derrotou o Lula, impondo a derrota da CPMF, também poderia derrotar a Medida Provisória da Dilma. No Senado, o Arthur fazia de tudo para defender os interesses do Amazonas, quebrava o pau, articulava e trancava a pauta. Ao final, ninguém passava a perna no nosso povo.

E agora, o que está fazendo a maioria governista, tanto na Câmara como no Senado? Derrotar os interesses do Sul e Sudeste no Congresso é quase impossível em razão da superioridade numérico das suas bancadas. A saída é recorrer ao Supremo Tribunal Federal através de uma ADIM. O resto é pura balela, é conversa para boi dormir.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM