segunda-feira, 17 de maio de 2010

CARTÃO CORPORATIVO: CMM NÃO É LUGAR DE RATOS


Mário Frota fala de sua vida íntegra e lembra seu passado de lutas pela democracia. Magoado com o tratamento dado pela imprensa à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual contra o cartão corporativo da Câmara Municipal, e visivelmente irritado com uma charge de ratos roendo o cartão, o vereador Mário Frota (PDT) lembrou seu passado de lutas contra a ditadura, sua história de vida e sua integridade moral. Ele disse também que a imprensa tem que ser altamente responsável e não pode ser leviana no que publica, sob pena de macular a honra de pessoas de bem.
O parlamentar pedetista lembrou que tem no currículo oito mandatos legislativos, sendo três de deputado federal, cargo para o qual se elegeu pela primeira vez quando recém-saído da Faculdade de Direito, onde ainda garoto enfrentou duramente a ditadura militar "quando muitos se escondiam debaixo da mesa com medo da fúria dos ditadores". "Comecei a me expor ainda garoto, como estudante, saindo da faculdade fui o deputado federal mais votado daquela eleição e depois de oito mandatos – sem contar um de senador que foi garfado - sou miseravelmente atingido como todos aqui o foram", protestou o parlamentar. Para ele, a imprensa, que se julga o quarto poder e tem relação com o poder e o povo precisa ser justa, não pode generalizar como alguns jornais vêm fazendo. "A charge que mostra a Câmara sendo devorada por ratos é ferina, o jornal feriu pessoas honestas que não são corruptas como o jornal está generalizando", desabafou, afirmando depois que se tem algum rato na CMM, o jornal deve identificar e publicar o nome "porque a CMM não é lugar de ratos e as cadeiras são ocupadas por pessoas que tem honradez e compromisso com a sociedade", assim falou.
Mário Frota fez um apelo ao dono do jornal que publicou a charge para que fiscalize o seu jornal para evitar que matérias e charges assim sejam publicadas. Ele disse que se tivesse conhecimento de algum rato na CMM seria o primeiro a denunciar, "mas não conheço nenhum aqui dentro e fiquei muito magoado com isso", admitiu.
O pedetista acrescentou que "se é para fazer a prova da janela vamos fazer agora, convocando todos os poderes para uma reunião e pedindo que sejam transparentes, de forma aberta, reunindo todos num auditório com a imprensa e a sociedade para discutir abertamente a questão da transparência".

Fonte: Gabriel Andrade
Fotografia: Plutarco Botelho

PREFEITURA FORMA EQUIPE PARA COPA DA ÁFRICA


Mário Frota chama de 'trem da alegria' viagem de autoridades municipais à África do Sul. Abrindo o Grande Expediente desta segunda-feira (10) no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota (PDT) criticou o que ele chamou de "trem da alegria" da prefeitura de Manaus, que levará uma comitiva de trinta pessoas à África do Sul para observar a estrutura armada para os jogos da Copa do Mundo, cuja versão 2014 será no Brasil, sendo a capital amazonense uma das subsedes do evento.
O parlamentar citou que está se formando um trem da alegria dentro a prefeitura de Manaus para passar 30 dias na África do Sul, segundo notícias publicadas num jornal local. Ironizando a situação, Frota disse que deve ser um "trabalho árduo" acompanhar os jogos da Copa do Mundo e questionou o porquê da prefeitura não mandar as pessoas para visitar as obras antes da Copa. "Colocaram nos jornais que a equipe vai à África do Sul adquirir experiência sobre a infra-estrutura da cidade", disse.
De acordo com o parlamentar, a pergunta que deve estar na boca do povo é porque o prefeito diz que não tem recursos para melhorar o fornecimento de água, transporte e asfalto, se pode gastar tanto dinheiro para assistir à Copa. "Isto não está correto e não é justo com o povo", afirmou.
Finalizando, Mário Frota disse que pensa que o governante tem que viajar, mas não pode usar o dinheiro público que qualquer maneira.
Por sua vez, o vereador Elias Emanuel (PSB) avaliou que se a prefeitura de Manaus tem dinheiro para levar tantas pessoas à África do Sul com certeza tem como resolver os problemas da cidade, como a falta de saneamento e de infra-estrutura. "Quem tem dinheiro para ir à Copa tem como resolver os problemas latentes de Manaus", disse.
Da mesma forma o vereador Joaquim Lucena (PSB) criticou a viagem, dizendo que é incoerente as pessoas ficarem um mês fora do país, quando deveriam estar cuidando de suas pastas.

Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha