terça-feira, 24 de julho de 2012

O CENTRO DE MANAUS ESTÁ MORTO PARECENDO UM CEMITÉRIO


Drenagem da Manaus Moderna durante a enchente que deixou deserto o centro de Manaus
Texto: Vereador Mário Frota*
Por que não deixar circular pela área da Matriz e ruas adjacentes ônibus de menor porte, a exemplo dos micros do transporte executivo?
O centro histórico agoniza com a retirada da estação dos ônibus da Praça da Matriz. Centenas de lojas caminham para a falência e já começam a demitir os seus empregados. Até a Feira da Manaus Moderna foi violentamente afetada pela falta de compradores. É o caos instalado.
Toda essa onda de prejuízos tem um responsável: a administração do prefeito Amazonino Mendes. A ordem de impedir o trânsito pela área da Matriz e pelas ruas vizinhas, a exemplo da Rua Marquês de Tamandaré, foi o fato que determinou a quebradeira dos comerciantes do Centro Histórico.
Com a retirada dos ônibus da área, os camelôs pularam fora e ninguém deseja se instalar por lá, que o digam os vendedores de artesanatos, instalados na Praça Tenreiro Aranha, que estão sendo forçados pela prefeitura a ocupar o lugar. A área está morta, mais parecendo um cemitério do que o fervilhante centro de outrora.
O que alegou a administração do Prefeito para retirar a estação de ônibus do largo da Matriz e a consequente proibição dos mesmos pela área e ruas periféricas? Segundo se sabe, a decisão partiu do Prefeito, que tomou por base um laudo da Defesa Civil do Município, ao afirmar que as galerias de esgotos, construídas no passado pelos ingleses, foram comprometidas pelas duas últimas grandes enchentes, e que, em razão disso, correm risco de eminente desabamento.
Tudo bem. Onde estão os estudos técnicos fundamentados em prospecção e assinados por engenheiros civis e geólogos? O que sabemos é que em 1953 as águas também cobriram a Praça da Matriz, assim como ocorreu em 2009. Baixada as águas dessas duas grandes enchentes os ônibus e outros veículos pesados continuaram a transitar naturalmente pela área como se nada tivesse acontecido.
Por que, só agora, as autoridades entenderam que as galerias podem estar comprometidas com a presença da última cheia? O que levou, então, a Defesa Civil, sem estudos mais aprofundados das citadas galerias, a interditar toda a área por medo do peso dos ônibus provocarem desabamentos?
Fica aqui uma sugestão: enquanto não é feito um estudo mais aprofundado do problema, por que não deixar circular pela área da Matriz e ruas adjacentes ônibus de menor porte, a exemplo dos micros do transporte executivo? Pode não ser o ideal, mas, em compensação, o prejuízo para os comerciantes do centro seria bem menor.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM
Foto: defesacivil.am.gov.br