sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CPI DA ÁGUA NÃO TEM COMO EMPLACAR O PRESIDENTE E O RELATOR


Os vilões estão lá (na CPI das águas de 2005), alguns deles até deveriam estar presos pelo mal que, como prefeitos e governadores, fizeram ao nosso povo. Só o Programa Águas para Manaus (Proama) ficou de fora porque foi tocado posteriormente.

CPI, por ser coisa séria, para valer, não pode ser transformada em mero jogo político, demagógico, com propósito de tirar proveito eleitoral. É preciso cuidado, para não parecer factóide em véspera de eleição. Por que a maioria esmagadora de CPIs instaladas aqui e Brasil afora terminaram em pizzas, quando não em suculentas macarronadas?

Sem correlação de forças entre a oposição e governo, só por milagre uma CPI pode dar certo. O natural é a investigação ir para o brejo, a exemplo do que aconteceu com a instalada no Senado da República, proposta pela oposição para investigar a Petrobrás, uma caixa preta que nem os presidentes da República a conhecem por dentro, como expressou certa vez, em plena vigência da ditadura militar, o ex- presidente João Batista Figueiredo.

Repito: sem correlação de forças entre oposição e governo é difícil uma CPI promover uma investigação com isenção. Exemplo: no Senado da República a oposição, enfrentando a resistência do ex-presidente Lula, do PT e dos seus aliados, a duras penas conseguiu instalar a CPI da Petrobrás. Em minoria, a oposição não emplacou as duas figuras chaves da CPI: o presidente e o relator. Resultado: Lula e os seus aliados transformaram a CPI da Petrobrás numa pizza do tamanho da cúpula do Senado.

Por uma questão de princípios assinei essa CPI que tem por objetivo investigar o problema do desabastecimento de água em vários bairros da periferia. No entanto preocupa-me o fato de, em razão da oposição só ter sete ou oito vereadores, contra 30 da situação, essa CPI ser muito mais do Amazonino do que da própria Câmara. Em respeito a proporcionalidade prevista no Regimento Interno, a oposição, da qual faço parte, não tem como emplacar o presidente e o relator da CPI. A não ser que a maioria manobrada pelo Amazonino abra mão. O que não acredito.

Por que não conferir o relatório da CPI da água instalada na CMM em 2005, que teve o Paulo De Carli como presidente? Todas as informações que desejamos estão lá, incluindo os nomes dos responsáveis pela tragédia que envolve o desabastecimento de água em Manaus. Os vilões estão lá, alguns deles até deveriam estar presos pelo mal que, como prefeitos e governadores, fizeram ao nosso povo. Só o Programa Águas para Manaus (Proama) ficou de fora porque foi tocado posteriormente.

Portanto, quem quiser conhecer com profundidade a questão que envolve o desabastecimento da água em nossa cidade, que leia o relatório dessa CPI e, aí sim, somado a investigação que deve ser feita sobre o Proama, pode-se ter um quadro fiel, irretocável, dessa grave questão que aflige mais de 600 mil pessoas das zonas Leste e Norte, que não têm sequer água em casa para beber. Vergonha é isso!

Por: vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM