quinta-feira, 16 de junho de 2011

PONTE SOBRE O RIO NEGRO PODE FUNCIONAR DURANTE O DIA

Mário Frota: "É ou não é uma boa idéia, governador Omar? Anuncie tal medida e o povo vai aplaudi-lo".


A ponte sobre o Rio Negro, que já engoliu R$ 1,085 bilhão está pronta, só faltando agora a iluminação e as balsas de contenção para proteção dos pilares. Tudo bem. O que, na minha opinião, o governador poderia fazer agora para ajudar os milhares de pessoas que sofrem diariamente na travessia Manaus/Cacau-Pirêra, é bater o martelo e autorizar o funcionamento da ponte durante o dia, das 6 da manhã às 18 horas. As balsas continuariam até a inauguração oficial da Ponte, mas somente no período da noite.

Por que não se pode transitar pela ponte no período do dia? Para que isso possa acontecer, basta que os sinais de trânsito sejam afixados e as faixas pintadas, nada mais. O problema não é no decorrer do dia, obviamente, mas à noite por falta de iluminação. No que diz respeito à ausência das balsas na base dos pilares, acredito que nada a objetar, haja vista que os barcos mais pesados que passam por debaixo da ponte são as balsas de ferro da travessia que, com a abertura da ponte durante o dia, vão fazer o trajeto somente à noite, e em escala bem menor. Que mal a ponte pode fazer aos barcos de madeira que vez ou outras cruzam por baixo?

A atitude do governador em autorizar a travessia da ponte no decorrer do dia vai ajudar em muito, pois vai colocar um fim a muito sofrimento. Nesse último sábado, a fila de veículos, incluindo aí ônibus de passageiros, caminhões e automóveis, tinha extensão quilométrica e, por pouco, não chegou à sede da Prefeitura. Um absurdo! Querendo o governador Omar Aziz, que todos sabemos tratar-se de um administrador moderno e prático, o problema da travessia pode, em parte, ser solucionado a partir de agora, com a liberação parcial da ponte, deixando a inauguração oficial para outubro, que é o prazo de previsão de entrega das obras que ainda faltam. É ou não é uma boa idéia, governador Omar? Anuncie tal medida e o povo vai aplaudi-lo, e muito.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM