domingo, 4 de agosto de 2013

ARTHUR INSPECIONA PENSÕES E HOTÉIS IRREGULARES DO CENTRO

Texto: Vereador Mário Frota*
Sugiro ao prefeito, Arthur Neto, quatro questões para revitalizar o centro de Manaus: 1.  Reduzir o IPTU; 2. Redobrar a segurança; 3. Melhorar a iluminação; 4. Retirar os milhares de camelôs, realocando-os em lugar onde possam se estabelecer comercialmente, sem qualquer prejuízo.
Confesso que fiquei muito feliz com a ação do prefeito Arthur Neto, no comando das forças que inspecionaram as pensões e hotéis do centro, hoje, na maioria, refúgio de marginais, onde bandidos perigosos ligados às drogas e a outras tipos de crime se escondem para, na calada da noite, assaltar, roubar e vender cocaína, craque e outros  produtos não menos danosos ao ser humano.
Crianças e adolescentes foram encontrados pelas forças de segurança em estado de abandono, vivendo em ambiente promíscuo, contaminado pelo vício, sob o comando de malfeitores, retrato cruel de uma sociedade governada por homens e mulheres que pouco se preocupam com o destino de milhões de menores abandonados nas ruas dos grandes centros urbanos do país.
Assim como Arthur, também morei no centro, à época uma das áreas mais tranquilas para se viver. À noite, em companhia de amigos andávamos sem medo pelas ruas e praças, sem qualquer preocupação com assaltos e bandidos. Minha mãe e a Maria, minha irmã, sozinhas, saiam de casa a pé (morávamos na Rua Isabel, próximo à ponte que liga o bairro de Educandos ao Centro) e iam assistir a filmes que passavam no horário noturno nos cines Guarany ou Polytheama. Não me lembro de qualquer incidente desagradável envolvendo as duas. Fossem nos dias de hoje, seriam, com absoluta certeza, assaltadas na primeira esquina.
Aproveito a oportunidade para, neste momento, sugerir ao meu amigo, prefeito Arthur Neto, quatro questões que entendo como fundamentais para a recuperação do centro da cidade, uma área devastada pela incúria de muitos administradores do Município, que passaram pelo poder e não mexeram uma palha com intuito de salvar as ruas e praças da nossa Manaus histórica, profundamente destruída pelo desleixo de quem podia fazer e não fez, pelo  medo de perder  votos, ou seja, por pura covardia.
A saída que vejo, portanto, divide-se em quatro ações: 1.  Reduzir bastante o IPTU incidente sobre todas as edificações da área central da cidade, a exemplo do que ocorreu com sucesso na capital paulista; 2. A segurança tem que ser redobrada, dia e noite, pelas polícias civil e militar, mais o apoio da guarda municipal, que deve ser armada, a exemplo do que já ocorre em muitas cidades do país; 3. Melhorar a iluminação é fundamental, pois, às escuras, os delinquentes ficam à vontade para assaltar o incauto que arrisca a vida percorrendo qualquer via central; 4. A retirada urgente dos milhares de camelôs que ocupam as calçadas, realocando-os em lugar onde possam se estabelecer comercialmente, sem qualquer prejuízo.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
fOTO: http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-Operacao-Centro-realizada-sexta-feira-Manaus_0_967103281.html