terça-feira, 10 de abril de 2012

SEM PREFEITO E SEM LEI MANAUS PARALISA COM FALTA DE ÔNIBUS


Deixa de fazer turismo, Amazonino! Chega de passeio, rapaz! Como naquela música do Chico Buarque: “Vai trabalhar, vagabundo. Vai trabalhar, criatura.”

Cidade sem governo é cidade sem lei. O que consta é que, enquanto meia dúzia de irresponsáveis promove uma greve que afeta os interesses do povo usuário de ônibus, o Prefeito Amazonino Mendes está em lugar incerto e não sabido. O que se sabe, é que nem mesmo os seus assessores mais diretos conhecem o seu paradeiro. Resultado: em razão do seu desaparecimento, hoje, pela manhã, a cidade amanheceu sem ônibus. O povo, o pobre povo, no maior desespero tentando chegar ao emprego, assim como milhares de estudantes, em aflição, não sabiam como chegar às escolas. Um Deus nos acuda.

E por que o povo, a partir das 4 horas da manhã ficou sem ônibus? Estão os motoristas e cobradores reivindicando melhoria salarial? Falaram em algum momento em segurança no trabalho? O Ministério do Trabalho foi, conforme estabelece a lei, comunicado com antecedência de 72 horas da existência dessa greve? Coisa nenhuma! A greve tem a ver com uma briga dentro do próprio Sindicato dos Rodoviários pelo controle da entidade. Somente isso. O problema é que, enquanto eles se engalfinham, o povo sofre, geme, range os dentes, e nem o prefeito da cidade e nem o governador do Estado tomam o seu partido.

O certo é que a briguinha dentro do sindicato saiu cara para o povo de Manaus. Fosse prefeito da cidade, de imediato entraria em contato com o governador e solicitaria policiais militares habilitados para retirar os ônibus de dentro das garagens e colocá-los para rodar de graça, com propósito de socorrer os milhares de cidadãos e cidadãs que usam esse tipo de transporte. Um governante não pode deixar que pessoas irresponsáveis abusem da sociedade. O que houve foi quebra da ordem social, fato grave, gravíssimo. Além da retirada da marra dos ônibus das garagens, também multaria as empresas que permitiram que tal fato acontecesse.

Deixa de fazer turismo, Amazonino! Cuida do povo desta cidade que, em momentos como este, sente-se na orfandade. Chega de passeio, rapaz! Como naquela música do Chico Buarque: “Vai trabalhar, vagabundo. Vai trabalhar, criatura.”

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de constituição, Justiça e Redação da CMM

ROUBARAM O DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR


Escola está pedindo doação de alimentos para a merenda, tendo em vista que apenas suco de limão pode ser oferecido às crianças.

Um jornal local publica hoje que os professores da Escola Municipal Maria Rufino de Almeida, localizada na travessa dos Franceses, na Zona Centro-Oeste, está pedindo aos pais dos alunos que doem alimentos para a merenda do colégio, tendo em vista que, no presente momento, apenas suco de limão pode ser oferecido às crianças.

Que vergonha, pessoal. Em que a Prefeitura está gastando os recursos federais destinados à merenda escolar das crianças que estudam na rede pública do município de Manaus? Roubaram o dinheiro e é por isso que crianças pobres, que lotam os colégios da rede pública, ficam com fome pela ausência da merenda escolar. O que pensar, quando nos deparamos com um fato grave dessa natureza. É revoltante, para não dizer infame.

Quando vice-prefeito, na gestão Serafim, em viagem que fiz a São Paulo, visitei escolas em vários municípios daquela unidade da Federação que, ao contrário daqui, haviam terceirizado a merenda escolar servida aos alunos. Constatei sucesso absoluto no novo programa, principalmente porque, além de melhorar em muito a qualidade da merenda servida, impedia, ou melhor, blindava a merenda contra a corrupção.

No processo terceirizado, o governo paga por cada merenda que a empresa coloca na mesa das escolas. Em Piracicaba (SP), conversei com a diretora de uma escola e perguntei-lhe se a merenda terceirizada era melhor do que a anterior. Respondeu-me o seguinte: “olhe, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu fui preparada para educar crianças e não para preparar e vigiar merenda escolar”.

E continuou: “eu não sabia se cuidava da administração da escola, ou se impedia que a merenda fosse surrupiada. Funcionários e até professores foram flagrados roubando a merenda, um horror. Cheguei até a mandar a segurança da escola apalpar as funcionárias que cuidavam da merenda na hora que elas deixavam o prédio da escola. Estava doente em fazer aquilo, em ser obrigada a constranger pessoas. Graças a Deus que agora, com a terceirização, tudo isso acabou”.

Quando cheguei, relatei os fatos ao Serafim. Mostrei-lhe gravações de depoimentos, como o desta diretora e, no primeiro momento, ele ficou empolga. Mas, infelizmente, apesar da minha insistência, ele não tocou o projeto. Preferiu deixar no que estava, o que não é nada diferente do que ocorre hoje, quando uma escola, a exemplo da citada acima, só tem suco de limão a oferecer aos seus alunos. É chocante.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM