sexta-feira, 22 de novembro de 2013

HOMENAGEM À RÁDIO DIFUSORA: ARTHUR FAZ VISITA ESPONTÂNEA À CÂMARA E INAUGURA NOVA MANEIRA DE ADMINISTRAR





O prefeito Arthur Neto, ladeado por Josué Filho, da Rádio Difusora e Bosco Saraiva, presidente da CMM
Por: Vereador Mário Frota*       
Um prefeito visitar a Câmara, de forma natural, sem que tenha sido convocado e sem fazer alardes, só agora é que podemos ver. Cheios de empáfia e com o nariz empinado, não davam eles a menor confiança aos vereadores...  Em quatro anos, uma das poucas vezes que Amazonino saiu do seu gabinete e apareceu de público, foi quando a televisão o mostrou colérico, aos gritos, dizendo a uma pobre mulher: “então que morra!”
Nesta segunda, de forma espontânea, o prefeito Arthur Virgílio Neto visitou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), para participar da homenagem que os vereadores programaram para enaltecer os 65 anos e da Rádio Difusora e, aproveitando a oportunidade, explicou aos  integrantes da Casa as razões dos empréstimos que precisa fazer com propósito de investir nas melhorias da  cidade.
Tudo isso seria normal, caso os prefeitos anteriores fizessem a mesma coisa, ou seja, vez por outra, sem precisar de convite oficial, aparecessem na sede do Legislativo Municipal para informar aos vereadores os rumos e metas da administração. Só apareciam no plenário da Câmara no início de cada ano para fazer a leitura da mensagem de governo. E isso por mera obrigação legal.  O que acontece agora, por tudo que sei e conheço, em nada se encaixa com administrações passadas.
Um prefeito visitar a Câmara, de forma natural, sem que tenha sido convocado e sem fazer alardes, só agora é que podemos ver. Cheios de empáfia e com o nariz empinado, não davam eles a menor confiança aos vereadores que, por sua vez, também nada exigiam, não se faziam respeitar, apegados que estavam à antiga tradição do beija mão e do toma lá, da cá, em torno de cargos e outros mimos.
Arthur, ao agir de forma natural, comportando-se totalmente diferente dos seus antecessores inaugura um novo momento, procurando demonstrar que não deve existir subordinação do Legislativo sobre o Executivo, mas respeito e consideração mútua. Acredito que tal comportamento tem a ver com o tempo em que Arthur vivenciou no Legislativo, poder no qual iniciou a sua vida pública, como deputado federal em 1982.
Outra faceta também diferente do atual prefeito tem a ver com a sua disposição de trabalhar e visitar obras, muitas vezes indo inspecioná-las até mesmo pela madrugada. Quem foi que viu, que possa testemunhar, o ex-prefeito Amazonino Mendes inspecionando obras da sua administração noite adentro?  Uma das poucas vezes, em quatro anos, que ele saiu do seu gabinete e apareceu de público, foi quando a televisão o mostrou colérico, aos gritos, dizendo a uma pobre mulher: “então que morra!”.
Com a manga da camisa arregaçada e de forma humilde, vejo que o Arthur Virgílio inaugura uma nova era, um momento novo que pressupõe um divisor de água entre o passado e o presente. Eis a principal razão porque venho apoiando a sua administração.    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.