sábado, 19 de maio de 2012

Frota defende viagens tranquilas nos coletivos



Quem se sente incomodado com a utilização de aparelhos sonoros em alto volume dentro dos transportes coletivos de Manaus, agora, pode ter a esperança de uma viagem mais tranquila. O Projeto de Lei Nº 4/2012, de autoria do vereador Mário Frota (PSDB), quer obrigar o uso de fones de ouvido dentro dos ônibus e tratar como infrator, quem desobedecer a regulamentação. A proposta teve o parecer aprovado, na Sessão da Ordem do Dia, de terça-feira (15) e segue para análise da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (22).
Segundo Frota, a iniciativa de criar um projeto com esse contexto teve origem após receber muitas reclamações de usuários que utilizam o sistema público de transporte. “Não há nada mais insuportável do que estar dentro de um ônibus e ter que aguentar um som alto que outro passageiro está escutando. É legal para o dono do aparelho, mas não para os demais. Esse Projeto vem tentar pôr ordem dentro dos coletivos”, explicou.
Caso seja sancionada, a propositura vem penalizar o passageiro que não utilizar o fone de ouvido, determinando a multa de 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a aproximadamente R$ 3,5 mil. Como forma de conscientização, o PL prevê a instituição de campanhas educativas sobre a necessidade do uso de fones, obrigando a fixação de cartazes nos coletivos.

Fonte: Priscila Caldas
Fotografia: Plutarco Botelho