sexta-feira, 16 de março de 2012

CPI DA ÁGUA: “NÃO ACEITO PARTICIPAR DESSE CIRCO”

Amazonino, Serafim e Eduardo Braga, somados, têm em torno de 32 vereadores, dos 38 que hoje compõem a CMM. Onde, portanto, está a isenção, capaz de motivar o grupo que vai integrar essa CPI?

Só mesmo quem acredita em histórias de curupira e mula sem cabeça, pode acreditar que a CPI, ora instalada na Câmara, com propósito de investigar a questão que envolve o abastecimento de água na nossa cidade, pode dar certo. É tudo conversa para boi dormir. Em ano eleitoral vale tudo. Ora, se essa CPI é tão importante, por que só surge agora, à porta da eleição?

CPI é coisa séria, pois se trata do mais importante instrumento de investigação a serviço do poder legislativo. Por uma questão de princípios assino qualquer CPI, mesmo que seja para investigar a minha pessoa. Por respeito a minha história política assinei essa e vou continuar assinando todas que me chegarem às mãos, mas, de antemão, sei que não vai chegar a lugar nenhum, já nasce morta.

E por que ela já nasce condenada? Pela razão mais do que óbvia de que os principais atores, que serão por ela investigados, têm o controle dos vereadores da Casa. Amazonino, Serafim e Eduardo Braga, somados, têm em torno de 32 vereadores, dos 38 que hoje compõem a CMM.

Vamos por parte. Não foi o Amazonino que vendeu a Cosama pelo preço de U$ 220 milhões, e nos colocou nessa situação? Até hoje ainda há gente, incluindo aí a minha pessoa, que deseja saber que fim foi dado a essa montanha de dinheiro.

E o Serafim? Por que deixou de cumprir o relatório da CPI de 2005, que o aconselhava a romper o contrato com a empresa Águas do Amazonas, pelo não cumprimento da cláusula que a obrigava a atender todos os bairros da cidade? Pelo contrário, preferiu a repactuação, desobrigando a Águas do Amazonas a investir na expansão da rede para os bairros e na ampliação do sistema de esgotos.

Não foi o Eduardo Braga que tocou o projeto para a construção da tomada d’água da Ponta das Lajes, onde, depois de serem gastos a bagatela de R$ 365 milhões, é que lembraram da rede para fazer chegar água às 600 mil pessoas que vivem na região Leste e Norte. E o povo só soube de tal fato, porque, agora, o governador Omar veio de público e disse que precisa de R$ 1 bilhão para investir na tal rede. É difícil acreditar, mas, aqui, tudo pode acontecer. No Amazonas, boi voa.

Onde, portanto, está a isenção, capaz de motivar o grupo que vai integrar essa CPI? Vai ter ela suficiente independência para chegar aos culpados? Obviamente que não. Os que têm culpa no cartório estão mais do que protegidos na Câmara. E se alguém disser que essa CPI é isenta, está agindo de má-fé, está mentindo de forma descarada. E tem mais: se me convidarem a integrá-la, não aceito. Não quero participar desse circo. Em respeito ao povo, preciso ficar de fora. Não posso fazer parte de algo que não acredito.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM