sexta-feira, 2 de agosto de 2013

“MÁRIO ANTÔNIO SUSSMANN PENSAVA QUE EU ERA 'DEDO DURO' DO REGIME MILITAR”





Mário escapou da morte porque, nesse dia, demorou mais do que de costume a chegar a casa.
  Texto: Vereador Mário Frota*
Muitas vezes rimos dessa história um tanto maluca. A verdade é que não era nada fácil fazer oposição aos governantes militares. Na eleição de 1974, o Fábio Lucena foi impedido de sair candidato... A minha vida política começou ali e, até hoje, passados quase 40 anos, ainda não dei por terminada.

Matéria publicada em jornal, no que diz respeito à política, leio tudo para me manter bem informado.  Como político, gostando ou não, nada deixo passar. Dever de ofício. No entanto, quando se trata de matéria assinado, a minha preferência recai nos melhores.
Entre os muitos autores de minha preferência posso nomear alguns que, pelo estilo, cultura e interação dos fatos abordados, dão-me grande prazer ao lê-los. Paulo Figueiredo, Félix Valois, Júlio Antônio Lopes, Bernardo Cabral, João Bosco Araújo, Lupercínio de Sá Nogueira, Ivânia Vieira, Mário Antônio Sussmann, Walmir Lima, Arnaldo Carpinteiro Peres, Hermengarda Junqueira, Wilson Nogueira, formam o epicentro dos jornalistas que, confesso, leio com muito prazer. No desejo de não cometer qualquer injustiça, afirmo aqui que existem outros escrevendo muito bem nos nossos jornais, mas, preferencialmente, rendo minhas homenagens aos ilustres companheiros ora citados.
Hoje, bem cedo, li o excelente e oportuno artigo Senta a Pua, assinado pelo jornalista e advogado Mário Antônio Sussmann, companheiro de luta dos tempos heroicos, em que bem poucos tinham coragem de se arriscar no combate à ditadura militar, instalada via quartelada em 1964, que perseguia, prendia e assassinava estudantes, professores, jornalistas, e exilava do País políticos da envergadura de Leonel Brizola, Almino Afonso, Miguel Arrais, entre outros.
É nessa fase nebulosa da vida nacional que conheci Mário Antônio Sussmann. À época cursava Direito, na Faculdade do Largo dos Remédios quando, certo dia, o conheci e, daí por diante, passei a ouvi-lo até porque, como já tinha conhecimento, tratava-se de um companheiro que havia se envolvido nos movimentos políticos no Rio de Janeiro, ao lado de estudantes que participavam da resistência à ditadura. Nessa fase foi alvo de perseguições.  Aconselhado, melhor, intimado pela família, veio para Manaus, onde concluiu o seu curso de Direito.
Tempos depois, o Mário Antônio confessou-me que, ressabiado, no primeiro momento ficou preocupado com a minha aproximação, acreditando tratar-se de algum ‘dedo duro’ ligado a qualquer órgão de informação do regime militar, a exemplo do SNI. Lembro-me que muitas vezes rimos dessa história um tanto maluca. A verdade é que não era nada fácil fazer oposição aos governantes militares. Lembro-me que, depois de reiteradas críticas pesadas, ao então governador Cel. João Walter de Andrade, por meio de artigos, que assinava num jornal local, teve a sua casa invadida e depredada. Até um cachorrinho, uma espécie de vigia da casa, foi morto a pauladas. Mário escapou porque, nesse dia, demorou mais do que de costume a chegar a casa.
Quando, na eleição de 1974, o Fábio Lucena foi impedido pelos militares de sair candidato a deputado federal, eu e o Mário Antônio éramos os seus candidatos preferenciais para substituí-lo na vaga que ora deixava. O Mário Antônio saiu fora e eu topei o convite. Meses depois, com o apoio do Fábio, do Mário Antônio, do Umberto Calderaro, do então candidato ao Senado, Evandro Carreira, e de outros companheiros, fui eleito deputado federal com a maior votação do Estado. A minha vida política começou ali e, até hoje, passados quase 40 anos, ainda não dei por terminada.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.