sábado, 10 de julho de 2010

PRAÇA DO SUL AMÉRICA RESGATA HISTÓRIA DE SÃO RAIMUNDO


O vereador Mário Frota (PDT), apresentou propositura junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por intermédio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para a recuperação da praça Padre Francisco localizada em frente à sede do Sul América Futebol Clube, na rua 5 de Setembro, no bairro de São Raimundo, próximo à ponte Senador Fábio Lucena, que liga ao bairro de Aparecida.

O local onde hoje está localizado a Praça Padre Francisco, conhecida também como Praça do Sul América, teve início em 1849, quando o governo do estado doou ao Seminário São José o terreno que foi incorporado ao patrimônio da instituição religiosa. Na época, o bispo Dom Lourenço da Costa Aguiar resolve lotear uma parte das terras para pessoas de baixa renda, que construíram as primeiras casas nos terrenos, pagos com quantia mensal denominada de "foros da igreja", cuja administração e cobrança, em nome da diocese, estavam a cargo de Belmiro Bernardo da Costa.

Atualmente a Praça Padre Francisco encontra-se suja, com bancos quebrados, sua estrutura sombria está sem pintura e seu piso está esburacado podendo, a qualquer momento, causar acidentes, principalmente, em idosos e crianças. A revitalização dessa praça, que já foi palco de manifestações folclóricas, carnavalescas e concentração da torcida do Sul América Esporte Clube, vai resgatar um pouco da história do bairro de São Raimundo.

Para o vereador Mário Frota, a revitalização da centenária Praça do Sul América vai resgatar uma parte da história de São Raimundo. “Afinal, esse bairro merece atenção e carinho muito especial por parte de todos nós por ser um dos mais antigos de Manaus, sendo o único que possui dois dos times mais tradicionais de Manaus: o São Raimundo e o Sul América que já deram muita alegria aos seus torcedores”, lembra o parlamentar.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)