quarta-feira, 14 de julho de 2010

PORTO DA SIDERAMA É UMA PROPOSTA DE CAMPANHA


COLOCO-ME CONTRA A CONSTRUÇÃO, PELO GOVERNO DO ESTADO, DE UM PORTO DE GRANDE CABOTAGEM NA ÁREA DA SIDERAMA. O QUE MANAUS PRECISA, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, É DE UM PORTO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS QUE USAM O TRANSPORTE REGIONAL. Cerca de 90 por cento das pessoas que chegam à Manaus, vindas do interior, não têm onde desembarcar porque, até hoje, os governantes deste Estado ainda não se lembraram de construir um atracadouro para tal. Os passageiros que descem na Manaus Moderna, no flutuante do Boi, metem o pé na lama ou poeira, até pisar na terra firme. É um sofrimento.

O pior é que o governo sequer fala da necessidade de construir esse porto. É como se o problema não existisse. Agora mesmo, leio nos jornais, que o Omar Aziz vai construir um grande porto para navios de grande cabotagem na área da Siderama. Interessante, é que, antes disso, sobre o assunto, vinha me pronunciando da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além de dar entrevistas afirmando que aquela área é o ideal para a construção de um grande porto de embarque e desembarque para o transporte regional de passageiros.

Ora, porto para grande cabotagem já temos três grandes na cidade, além da possibilidade de surgir mais um: o que estão criminosamente tentando construir nas proximidades do encontro das águas, o que, convenhamos, trata-se de um absurdo porque, se isso acontecer, o encontro das águas, o mais importante referencial para o turismo no Amazonas, vai ter a sua paisagem destruída.

Por que então o Estado quer construir mais um porto para cargas de navios em Manaus? Ora, já temos portos demais, o que está faltando é navio. Basta olhar para ver o quanto esses portos estão ociosos. O que está faltando em Manaus é um grande porto para embarque e desembarque de milhares de pessoas que aqui chegam diariamente. Bem a propósito, há mais de nove meses que venho lutando dentro da CMM por espaço para a realização de uma audiência pública para discutir a construção do porto regional na área da Siderama. Espero que essa bendita reunião seja logo realizada, mas, para que tal aconteça, dependo do sinal verde do presidente Carijó.

A construção de um porto na área da Siderama para embarque e desembarque de passageiros é uma proposta de campanha pela qual venho lutando desde o início da minha gestão na CMM. Veja no bloco abaixo a nossa proposta apresentada em 2009.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM - Líder do PDT na CMM

PORTO DA SIDERAMA DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


REQUERIMENTO Nº 2708/2009

Autor: Vereador Mário Frota

Assunto: Requerer Audiência Pública com o propósito de discutir a construção de dois portos alternativo para embarque e desembarque de passageiros.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras,

Requeiro, ouvido o Plenário, a realização de Audiência Pública, com o objetivo de se promover, neste Poder, uma ampla discussão sobre a precária situação em que se encontra o Porto de Manaus, bem como, a construção de dois portos alternativos para embarque e desembarque de passageiros nas dependências onde antes estava instalada a SIDERAMA e outro no Terminal Hidroviário de São Raimundo.

JUSTIFICATIVAS:

Há aproximadamente 13 anos a SIDERAMA, localizada próxima ao Porto da CEASA, numa área de 300 mil metros quadrados, compreendida de vários galpões de produção e do setor administrativo foi passada à SUFRAMA que instalaria no local o Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus – Eizof, criado em 1992 e que funcionou de maneira provisória de 1993 até início 2000, no Porto de Manaus. Após esses anos, apesar de a Suframa ter um projeto pronto, não conseguiu viabilizar recursos junto ao Governo Federal para instalação desse porto;

Nesses últimos anos foram criados dois grandes portos para descarga de containeres: o Porto do Chibatão e o Super Terminais, ambos localizados na Colônia Oliveira Machado. Contamos, também, com o velho Rodway, porto histórico e oficial da cidade, que começou a ser construído pelos ingleses em julho de 1902, com sua ponte flutuante em forma de “T”, com duzentos metros de comprimento e vinte de largura. Entretanto, durante a década de 70 esta ponte foi avariada por uma grande embarcação, perdendo as suas características originais, tornando-se imóvel, sobre pilares de concreto. Por outro lado, além desses três portos, existe, ainda, um projeto em andamento para a construção do Porto das Lages;

Devido ao exposto, fica praticamente inviabilizado esse grande investimento que seria a construção do Porto do Eizof na área da SIDERAMA;

Sugerimos então que - para o embarque e desembarque de passageiros e cargas, oriundos do Estado do Pará, Baixo Amazonas e Solimões - seja construído um porto na área onde estava instalada a SIDERAMA, considerando que o intenso movimento de cargas, transeuntes e veículos que existe na Manaus Moderna não oferece condições de segurança e conforto aos passageiros que chegam e saem da capital do Estado, seja na época da enchente ou da vazante.;

Na época da vazante, por exemplo, os passageiros sujeitam-se a caminhar pela praia lamacenta, existente no local, até aos barcos, via de regra enfrentando as intempéries do tempo, pois nesse período convivemos em nossa região com o inverno que dificulta o acesso de passageiros às embarcações;

Com a inauguração da Ponte que liga Manaus/Cacau Pirêra, o Terminal Hidroviário de São Raimundo, mais conhecido como Porto das Balsas, localizado no bairro de São Raimundo, que foi recentemente inaugurado pelo presidente Lula - onde foram investidos mais de 10 milhões de reais -, seria destinado aos passageiros oriundos dos rios Negro e de outros afluentes;

A instalação de um porto na SIDERAMA, como alternativa para substituir o complexo de embarque e desembarque de passageiros da orla do centro da cidade vai reduzir o fluxo de caminhões e carretas na Manaus Moderna. Essa medida vai refletir no bolso do usuário com a redução de deslocamento, vez que cerca de 60% dos passageiros que viajam de barco vindos do Oeste do Pará e de outras regiões do Estado, residem na Zona Leste e Norte. Assim, reduziríamos o engarrafamento diário na área da Manaus Moderna, acentuando-se que, com a instalação desse porto seriam reativados os grandes armazéns da antiga Ceasa, levando-se em conta que comerciantes atacadistas que hoje estão instalados nas proximidades do Mercado Adolfo Lisboa migrariam para o Ceasa.

Pelo exposto senhor Presidente e Vereadores e Vereadoras, vou solicitar uma Audiência Pública para que esta casa possa discutir esse problema que aflige grande parte de nossos munícipes que utilizam o transporte fluvial como meio de transporte. Assim sendo convocaremos a Presidente da ATRAC - Associação dos Armadores em Transporte de Cargas e Passageiros do Amazonas, a Sra. Alexandra Martins e outras entidades representativas de nosso Estado.


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MÁRIO FROTA

Líder do PDT na CMM