quarta-feira, 14 de julho de 2010

PORTO DA SIDERAMA É UMA PROPOSTA DE CAMPANHA


COLOCO-ME CONTRA A CONSTRUÇÃO, PELO GOVERNO DO ESTADO, DE UM PORTO DE GRANDE CABOTAGEM NA ÁREA DA SIDERAMA. O QUE MANAUS PRECISA, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, É DE UM PORTO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS QUE USAM O TRANSPORTE REGIONAL. Cerca de 90 por cento das pessoas que chegam à Manaus, vindas do interior, não têm onde desembarcar porque, até hoje, os governantes deste Estado ainda não se lembraram de construir um atracadouro para tal. Os passageiros que descem na Manaus Moderna, no flutuante do Boi, metem o pé na lama ou poeira, até pisar na terra firme. É um sofrimento.

O pior é que o governo sequer fala da necessidade de construir esse porto. É como se o problema não existisse. Agora mesmo, leio nos jornais, que o Omar Aziz vai construir um grande porto para navios de grande cabotagem na área da Siderama. Interessante, é que, antes disso, sobre o assunto, vinha me pronunciando da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além de dar entrevistas afirmando que aquela área é o ideal para a construção de um grande porto de embarque e desembarque para o transporte regional de passageiros.

Ora, porto para grande cabotagem já temos três grandes na cidade, além da possibilidade de surgir mais um: o que estão criminosamente tentando construir nas proximidades do encontro das águas, o que, convenhamos, trata-se de um absurdo porque, se isso acontecer, o encontro das águas, o mais importante referencial para o turismo no Amazonas, vai ter a sua paisagem destruída.

Por que então o Estado quer construir mais um porto para cargas de navios em Manaus? Ora, já temos portos demais, o que está faltando é navio. Basta olhar para ver o quanto esses portos estão ociosos. O que está faltando em Manaus é um grande porto para embarque e desembarque de milhares de pessoas que aqui chegam diariamente. Bem a propósito, há mais de nove meses que venho lutando dentro da CMM por espaço para a realização de uma audiência pública para discutir a construção do porto regional na área da Siderama. Espero que essa bendita reunião seja logo realizada, mas, para que tal aconteça, dependo do sinal verde do presidente Carijó.

A construção de um porto na área da Siderama para embarque e desembarque de passageiros é uma proposta de campanha pela qual venho lutando desde o início da minha gestão na CMM. Veja no bloco abaixo a nossa proposta apresentada em 2009.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM - Líder do PDT na CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria