sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PESQUISA APONTA MANAUS ENTRE AS PIORES CIDADES DO BRASIL


Texto: Vereador Mário Frota*
A Manaus que o Arthur Virgílio recebeu está um lixo, a começar pela área do Centro Histórico, tomada por camelôs, vendedores de peixe e marginais. Quem leu a pesquisa sabe o que estou dizendo. Arthur vai precisar do apoio de Deus, principalmente.
Pesquisa aponta Manaus entre as piores cidades do Brasil, em qualidade de vida. Apesar de a capital amazonense ter o 5º PIB do país, por conta de um parque industrial entre os maiores da América do Sul, em especial nas áreas de informática, eletroeletrônico e do polo de duas rodas, inexplicavelmente o nosso povo vive mal, os salários são baixos, sem falar que os serviços públicos são de nível africano.
O estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Ciência Tecnologia Observatório das Metrópoles, baseado nos dados do Censo 2010. Foi nessa situação de calamidade ora apontada pela pesquisa, segundo o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), que o Arthur Virgílio Neto recebeu Manaus para governar.  Como então salvá-la, ou seja, arrancá-la do buraco em que muitos prefeitos que passaram a deixaram? É essa Manaus que, agora, é apontada como uma das piores cidades do país em bem-estar. Na pesquisa, realizada em 274 cidades, entre capitais e suas áreas metropolitanas, a nossa cidade ocupa a 247ª posição.
A Manaus que o Arthur Virgílio recebeu está um lixo, a começar pela área do Centro Histórico, tomada por camelôs, vendedores até de peixe frito e, como se não bastasse, infestado por marginais que rondam os transeuntes com propósito de assaltá-los. Ruas inteiras com calçadas quebradas, ou mesmo sem um palmo de calçadas. Quanto à questão esgotos, é bom que se diga que os últimos construídos em Manaus datam de 20 anos atrás, época em que o Arthur foi prefeito.
No quesito mobilidade urbana também aparecemos entre os piores. Uma tragédia. O transporte coletivo é caro e ruim. Uma desgraça. Em Manaus tudo está por se fazer. Pessoalmente não gostaria de estar na pele do Arthur. Não vai ser nada fácil arrumar essa casa. Quem leu a tal pesquisa sabe o que estou dizendo. O Arthur, que não é homem de recuar da luta, jamais desistirá do seu propósito de retirar a nossa Manaus do estado de calamidade em que se encontra. Não é nada fácil. Vai precisar do apoio do nosso povo e de Deus. De Deus, principalmente.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.