terça-feira, 15 de maio de 2012

SEMED TAMBÉM PRESSIONA PROFESSORES PARA APROVAR ALUNOS DE QUALQUER JEITO


Cidade Denorex

Essa fraude acontece também no município. Ontem ouvi professores que sofrem pressão da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).
Matéria publicada hoje pelo jornal a Crítica, dando conta de que alunos da rede pública estadual, da área do ensino fundamental, estão sendo aprovados na marra, sob pressão mais do que espúria da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), que determina que professores aprovem os seus alunos de qualquer jeito, não importando que tenham tirado notas baixas ou que sejam faltosos.
Trata-se de uma fraude, algo abjeto, que contraria tudo que imaginamos sobre educação.  Ora, o que se pode esperar de uma administração que age de forma desonesta na condução da educação dos nossos filhos?  Pelo o que se sabe essa prática já vem se arrastando há muito tempo. Espero que o governador Omar Aziz, inteirado agora dos fatos, bote um basta nisso.  
É dever do Ministério Público investigar e processar os envolvidos nessa história infame. E não vai ser difícil, pois basta ouvir os professores que tiveram a coragem de, enfrentando os poderosos de plantão, fazer a denúncia que fizeram. Quem age dessa forma, rouba o futuro das nossas crianças. É por essa e outras razões que muitos alunos da rede pública terminam o segundo grau sem saber fazer as quatro operações ou redigir uma simples carta.
Mas essa fraude contra a educação das nossas crianças só existe na área do Estado? Coisa nenhuma! Ontem ouvi professores da rede municipal que me relataram que também sofrem pressão da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), via diretores das unidades, para fazer a mesma coisa, ou seja, aprovar o aluno de qualquer jeito. Segundo eles a pressão é mais ostensiva sobre os contratados, que terminam obedecendo por medo de perder o emprego.
Envio daqui um apelo ao dirigente maior do Ministério Público do Estado, Dr. Francisco Cruz, no sentido de investigar as graves denúncias veiculadas por meio do Jornal A Crítica. Alguém tem que punir os envolvidos nesse grave delito. Por causa de coisas dessa natureza é que o Amazonas, tanto na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), como na do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), continua na rabeira da educação no País.

Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM