quarta-feira, 4 de maio de 2011

METRÔ DE SUBSOLOLO É O MELHOR SISTEMA DE TRANSPORTE PARA MANAUS

O melhor sistema de transporte de massas é, de longe, o metrô
de subsolo, aprovado em todas as cidades do mundo onde foi instalado.

Depois de bater o pezinho parece que, agora, o governo vai desistir do monotrilho, uma maluquice que só deu certo na Disney, usado para transportar pessoas que querem conhecer os mais diversos brinquedos do imenso parque.

Instalado em Kuala Lampur, na Malásia, fracassou no transporte de massas. Segundo especialistas no assunto o projeto está falido, com uma dívida de mais de US$ 500 milhões. A mesma empresa que instalou o projeto da Malásia tentou lançar seus tentáculos na África do Sul, por ocasião dos preparativos para a última Copa, mas foi refugada. Não satisfeita, agora tenta implantar o sistema de monotrilho em Manaus.

Esse foi o projeto mais disparatado que já aportou por essas bandas. Pior ou igual a ele foi o expresso do Alfredo Nascimento, a origem de toda a celeuma em que se transformou o transporte coletivo em nossa cidade. Os dois sistemas não servem aos nossos propósitos. A diferença entre os dois, expresso e monotrilho, está no preço, pois este é centenas de vezes mais caro do que aquele.

O melhor sistema de transporte de massas é, de longe, o metrô de subsolo, aprovado em todas as cidades do mundo onde foi instalado. O problema é o preço, é muito caro, embora extremamente eficiente. Ora, se não temos dinheiro para construir o metrô de subsolo, porque não tentamos o de superfície, que é bem mais barato? É certo que tem limitações em razão de não haver espaço para circular nas áreas de centro, é verdade. Mas também é verdade que ainda há áreas na periferia, no entorno de Manaus, onde esse sistema de transporte coletivo pode ser construído.

O metrô de superfície integrado ao transporte de massas feito por ônibus, a exemplo do BRT, pode ser o ideal para Manaus. Ora, se não podemos ter o metrô de subsolo, extremamente caro, então vamos com o de superfície. Essa me parece a melhor solução.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM