quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ARTHUR NETO PODE SE ELEGER VEREADOR COM MAIS DE 100 MIL VOTOS

Arthur eleito vereador dará cumprimento a uma tradição histórica, remetendo para o Senado da República mais um Senador eleito pelo povo do Amazonas.


Os jornais especulam a possibilidade do Arthur Virgílio Neto sair candidato a vereador nas eleições que se aproximam. Talvez, por puro preconceito, ouvi dia desses, alguém dizer: “mas logo vereador? O Arthur não deve descer tanto.”

Ouvi e, como não é da minha natureza engolir asnices, fui logo revidando: ‘talvez você esteja errado na sua avaliação. A Câmara Municipal de Manaus (CMM) não é lugar tão desimportante como você pensa. E vou lhe provar. Nessa última eleição três vereadores, o José Ricardo, o Fausto Souza e o Marcelo Ramos, foram eleitos para a Assembléia Legislativa do Estado (ALE), enquanto outro, o Henrique Oliveira, o povo do Amazonas o elegeu deputado federal’.

E mais: ao contrário da Assembléia Legislativa do Estado, a nossa Câmara Municipal têm sido um verdadeiro celeiro de nomes tanto para a Câmara dos Deputados como para o Senado. Alguns exemplos: nos últimos 40 anos três vereadores saíram direto da CMM para o Senado da República. Os seus nomes: Evandro Carreira, Fábio Lucena e Jefferson Péres. É curioso, mas, nesse meio tempo, da Assembléia nenhum deputado saiu direto para a Câmara Alta do País.

E prossegui: nas últimas eleições, da CMM saíram, para a Câmara dos Deputados os então vereadores Francisco Praciano, Vanessa Graziotin, Henrique Oliveira e Sabino Castelo Branco. Não tenho lembrança de nenhum deputado federal, nessas mesmas eleições, que tenha origem na Assembléia. Há muitos anos, portanto, que a Assembléia não manda ninguém para Brasília.

O que se depreende de tudo isso é que a CMM tem mais visibilidade política do que a Assembléia. Primeiro porque, em Manaus, vivem 60 por cento dos eleitores do Estado; segundo em razão dos assuntos discutidos na CMM serem mais explosivos, haja vista a votação da taxa do lixo e, agora, mais recentemente, a aprovação pela maioria do Amazonino na Casa do aumento do IPTU, o que chamei de nitroglicerina pura.

A eleição do Arthur é importante por várias razões: 1. Automaticamente eleva a importância e qualidade do Poder: 2. Com a eleição do Arthur os holofotes da imprensa local e nacional voltam-se para Câmara; 3. Porque, com certeza absoluta, a oposição seja a Eduardo, Amazonino ou outro qualquer, assume o controle da Casa e faz o seu presidente, que pode ser o próprio Arthur; 4. Defendendo o povo de Manaus, com o brilhantismo que lhe é peculiar, o Arthur estará pavimentando o seu retorno triunfante ao Senado.

Arthur eleito vereador, o que pelos cálculos, pode ultrapassar os 100 mil votos, mais uma vez a Câmara dará cumprimento a uma tradição histórica, remetendo para o Senado da República mais um Senador eleito pelo povo do Amazonas. Alguém tem dúvidas?

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM