quinta-feira, 12 de julho de 2012

CPI DA ÁGUA DERRAPA NA GALHOFA E CAI NO RIDÍCULO



Texto: Vereador Mário Frota*
Os integrantes da CPI não tiveram a decência e coragem de convocar o prefeito Amazonino e os ex-prefeitos Serafim, Braga e Alfredo Nascimento, os culpados pela na falta de água para 600 mil famílias
O tempo de vida da CPI da Água expira em menos de 20 dias e, até agora, os seus integrantes ainda não tiveram a devida coragem e hombridade de convocar para depor o prefeito Amazonino Mendes, o principal vilão dessa história; o Eduardo Braga, que investiu às cegas, sem qualquer planejamento cerca de R$ 365 milhões na construção da tomada d’água da Ponta das Lajes; o Serafim Correia que irresponsavelmente repactuou o contrato de concessão da água com a Águas do Amazonas; e, finalmente, o Alfredo Nascimento que permitiu, sem esboçar qualquer reação, que o então governador Amazonino Mendes vendesse a concessão da Água do Município para uma empresa francesa pela bagatela de R$ 240 milhões. Pouca gente sabe, mas, somente cinco por cento dessa montanha de dinheiro, que ninguém sabe ao certo onde foi parar, terminou carreada para os cofres do Município. Uma vergonha!
Os membros da CPI se acovardaram, e não convocaram a turma acima citada, mas, em compensação, intimaram um pobre coitado de um ex-diretor da Águas do Amazonas, morto há dois anos. Outro ato também de grande coragem dessa turma foi a convocação de outro funcionário da mesma empresa, que se encontrava entre a vida e a morte num hospital da cidade, acometido de grave pneumonia. Desde o início, o ridículo foi a marca maior dessa CPI. Em tom de gozação, cheguei a sugerir da tribuna que os “bravos guerreiros” da CPI viajassem a São Paulo, fossem até o cemitério onde o convocado está enterrado e, na presença de testemunhas juramentadas, tentassem arrancar do cadáver tudo o que ele sabe sobre o que ora está sendo investigado.
Ou seja, os integrantes da CPI derraparam na galhofa e no ridículo, mas não tiveram a decência e coragem de convocar para depor o prefeito Amazonino e os ex-prefeitos Serafim, Braga e Alfredo Nascimento, que até as pedras de Manaus sabem que são os principais culpados pela tragédia que se traduz na falta de água nas casas de 600 mil famílias nas zonas Leste e Norte da capital. O mais trágico nisso tudo, é que o autor da CPI, o vereador Waldemir José, do PT, vê e engole tudo calado, compactuando, dessa forma, de uma farsa montada com fins evidentemente eleitoreiros. Concluo, lembrando aqui o famoso refrão criado pelo Bóris Casoy: ISSO É UMA VERGONHA!

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.