terça-feira, 8 de junho de 2010

O POVO É ESFOLADO VIVO PELO GOVERNO


O brasileiro trabalha 148 dias por ano para o governo. Paga impostos equivalentes a alguns países europeus e, em troca recebe serviços públicos como educação, segurança e saúde dentro do padrão africano. Isto é uma vergonha. De cada 1.000 reais que o brasileiro paga de salário, 400 são abocanhados pelo governo em forma de impostos. É bom esclarecer que esses tributos não estão restritos apenas aos que são cobrados diretamente e subtraídos mensalmente do contracheque. Os impostos estão presentes em todo e qualquer produto consumido. No total são 83 tributos, taxas e contribuições no país (nas três esferas, municipal, estadual e federal) que, em média, consomem 40% da remuneração que as pessoas obtêm com o seu esforço.
Tais dados foi fruto de estudo minucioso publicado no livro O Dedo na Ferida: Menos Impostos, do cientista político Alberto Carlos de Almeida, diretor do Instituto Análise, em matéria publicada na revista Veja desta semana. Em síntese, como diz o economista Antônio Delfim Neto, o ‘Brasil tem carga tributária equivalente a uma Inglaterra, mas presta serviços públicos dignos de Gana’. Bem, Gana é um país pobre enquistado na África, o continente mais pobre do planeta.
Infelizmente, até o presente momento, nenhum dos candidatos à presidência da República se dispôs a tratar desse grave assunto. O nosso povo é esfolado vivo, sem qualquer compaixão pelo governo. A questão virou tabu. Alguém tem que tomar coragem para enfrentar a fera de frente.
Vereador Mário Frota
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM
Líder do PDT na CMM