segunda-feira, 25 de julho de 2011

Massami e Frota destacam Evandro como defensor político da Amazônia

Mário Frota: “Tenho muito a agradecer a este grande político que sempre teve sua preocupação voltada para o povo de sua cidade”.

Os vereadores Massami Miki (PSL) e Mário Frota (PDT) autores da propositura medalha de ouro cidade de Manaus ao ex-senador Evandro Carreira destacaram durante a solenidade que aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) no plenário da Câmara Municipal de Manaus, a importância do homenageado não só para a Amazônia, mas, para o Brasil e o mundo.

Massami Miki salientou que o ex-parlamentar foi um dos senadores mais influentes de seu tempo, contagiando o parlamento brasileiro com sua paixão pela Amazônia. Miki lembrou que apesar de estar fora do cenário político, Evandro continua defendendo a região com o mesmo entusiasmo e dedicação especial as potencialidades regionais. O vereador salientou ainda sua luta defendendo o preço sedutor para a borracha, a vocação hidrográfica e a obediência a ecologia, com a racionalização da fauna e a exploração dos produtos como castanha, juta, malva e piaçava. “Hoje no limiar de seus 84 anos de idade, tenho a dizer que bem poderia ter sido agraciado com o prêmio Nobel da Paz, em razão de suas firmes teses que muito contribuíram e ainda contribuem para também encontrar saídas para a crise planetária, manifestada hoje pelo aquecimento global que ameaça a vida na Terra”, disse Massami.

O vereador Mário Frota lembrou que Carreira foi responsável por seu ingresso na política partidária por conta de sua liderança no movimento estudantil da época, indicando seu nome para concorrer à vaga de deputado federal. O vereador lembrou que devido ao apoio do Evandro Carreira e Fábio Lucena acabou sendo o mais votado no pleito. “Tenho muito a agradecer a este grande político que sempre teve sua preocupação voltada para o povo de sua cidade. Sabemos que Evandro é um grande homem, conhecedor de suas ideologias. Esta homenagem é mais do que merecida”, finalizou Frota. Além da família e amigos do homenageado, também estiveram presentes o ex-senador Jeferson Praia e a vereadora Lucia Antony (PC do B).

Fonte: Vanessa Maia

Fotografia: Plutarco Botelho

Mário Frota: “Tenho muito a agradecer a este grande político que sempre teve sua preocupação voltada para o povo de sua cidade”.

EVANDRO CARREIRA: UM GIGANTE NA DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA.



Nesse último fim de semana fiz um discurso inspirado e emocionado da tribuna da nossa Câmara Municipal, em homenagem ao ex-senador Evandro Carreira que, debaixo de aplausos de parentes e admiradores, recebeu a medalha de ouro Cidade de Manaus, a mais elevada comenda concedida por relevantes serviços prestados à sociedade.

Após os discursos dos vereadores e de amigos do senador, para mim senador sempre, o mestre Carreira pronunciou discurso vibrante, brilhante, prenhe de erudição, demonstrando conhecimento profundo da realidade amazônica. No decorrer de quase uma hora, a atenção do público estava tão centrada no ilustre orador, que dava até para se ouvir o zumbido de um inseto. Ali, nos dando uma aula magistral, encontrava-se o político, o cientista, o professor, enfim o emérito amazonólogo Evandro Carreira.

Em meu discurso recordei de muitos episódios em que a minha vida se cruzou com a do amigo e irmão mais velho Evandro Carreira. Lembrei-me que foi ele que, na minha ausência, pois que me encontrava no Sul do País, foi à minha casa em busca do meu título de eleitor e o encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Outro fato marcante envolveu a defesa do então senador Evandro Carreira quando enfrentou o líder do governo militar no Senado, Virgílio Távora que, sem nenhum pudor, pedia a cassação do meu mandato em razão de denúncia grave que eu havia feito envolvendo a alta cúpula do DNER no País, acusada de transportar contrabando de Manaus para o Sul do País em caminhões do órgão pela BR-319. Não fosse a reação valente, guerreira, do meu amigo Evandro Carreira, é quase certo que o meu mandato teria sido cassado pela ditadura militar.

Eleitos pela oposição à ditadura militar, ele Senador e eu Deputado Federal, ainda neófito em política, recebi o seu apoio, bebi na sua experiência e aprendi muito do que sei hoje. Cheguei à Câmara Federal leigo em política, pouco mais que um garoto. A minha experiência limitava-se, tão somente a política estudantil, área onde havia militado como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito e do DCE da Universidade Federal do Amazonas, hoje UFAM.

Posso dizer que a minha iniciação na política partidária devo a dois políticos: o Senador Evandro Carreira que me incentivou a ingressar na política e ao Fábio Lucena, outro gigante da política amazonense que, impedido pelos militares de sair candidato, colocou a mão no meu ombro e, pela televisão, disse ao povo: “este jovem é o meu candidato. Eu confio nele. Quem votar nele é como se estivesse voltando em mim”. Resultado: o povo do Amazonas me fez o deputado federal mais votado das eleições de l974.

No entanto, o senador Evandro Carreira, a quem já admirava como vereador de Manaus, passei a admirá-lo ainda mais como Senador da República. Digo sempre que o meu amigo Evandro Carreia levou o governo da República a repensar a Amazônia, naquela época destinada pelos militares para a criação bovina. Em discursos polêmicos, Carreira condenou a colonização da Amazônia pela pata do boi e ensinou que o destino econômico desta grande região deveria ocorrer sem ferir a floresta e respeitando-se a sua vocação natural. Evandro Careiro é o profeta da Amazônia. Foi ele quem primeiro falou na criação de peixe, o que ele chamava de fazendas aquáticas e no aproveitamento racional das várzeas.

Passado o tempo, viu-se que o então Senador Evandro Carreira tinha razão. Os seus ensinamentos proferidos nos seus discursos quando senador da República, continuam atuais, vivos. O que falta, infelizmente, é o País e o Amazonas serem governados por pessoas capazes de tornar realidade o sonho desse grande amazônida. Vida longa a esse jovem, hoje com 84 anos. Que ele continue nos ensinando como preservar essa grande floresta construída pelas mãos de Deus.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Ex-senador Evandro Carreira recebe Medalha de Ouro da Câmara Municipal


Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (21), no plenário Adriano Jorge, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou homenagem ao ex-senador amazonense Evandro das Neves Carreira, com a outorga da Medalha de Ouro Cidade de Manaus, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas e a sua população. A propositura da homenagem é de autoria dos vereadores Massami Miki (PSL) e Mário Frota (PDT) aprovada pela unanimidade dos vereadores.

Além de ex-senador, o homenageado é advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 1960, com especialização em Filosofia do Direito, Direito Penal, Júri e Direito Constitucional, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil/Amazonas sob o número 299. Foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito, em 1957, quando foi escolhido o melhor orador universitário do Brasil em concurso realizado pelo Ministério da Educação, no Rio de Janeiro.

Como político e Senador da República, Evandro Carreira defendeu a Amazônia como ninguém, publicando obras como “Recado Amazônico”, em dez volumes, pelo Senado, contendo toda a sua atividade como senador pelo Amazonas, onde faz afirmações que se tornaram verdadeiro axioma: “A vocação hidro-heliofitozoológica da Amazônia” e “Amazônia – fonte de alimento para o terceiro milênio”.

Para os autores da homenagem é inegável que Evandro Careira é uma pessoa de profunda participação no meio político da cidade de Manaus e do Brasil, tratando-se de um cidadão que tem pautado sua vida na ética e na defesa da Amazônia.

A solenidade foi presidida pelo vereador Massami Miki e compondo a mesa dos trabalhos estiveram também os vereadores Mário Frota, e Lúcia Antony (PCdoB) e o ex-senador Jefferson Praia, além do homenageado.

Fonte: Manoel Marques

Fotografia: Plutarco Botelho

Frota comprova abandono do São Jorge por parte da prefeitura

“O transporte é uma vergonha, a saúde precisa de melhorias, a praça que deveria oferecer lazer está entregue aos marginais e não existe delegacia no local”,

Dando continuidade às ações de integração entre parlamento municipal e comunidade, o vereador Mário Frota (PDT) esteve no São Jorge, Zona Oeste, na manhã desta sexta-feira (22) para atestar reivindicações feitas pelos moradores do bairro, na última segunda-feira (18), durante a Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), requisitada pelo pedetista. Entre os apelos, a população pede melhorias no sistema de transporte coletivo, a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e mais segurança.

Para Frota, o bairro está abandonado, o que demonstra descaso por parte do Executivo Municipal. “É lamentável ver essa situação em um bairro considerado como um dos mais antigos de Manaus, que abriga mais de 35 mil habitantes. O transporte é uma vergonha, a saúde precisa de melhorias, a praça que deveria oferecer lazer está entregue aos marginais e não existe delegacia no local”, indagou, afirmando também que a honda policial não funciona e que o policiamento deveria ser ostensivo e presente nas esquinas dos bairros.

A presidente da Associação dos Moradores, Maria do Perpétuo Socorro, reclamou das instalações da UBS Dr. José Rayol dos Santos. Ela afirma que o prédio não oferece condições para atendimentos e que já recorreram à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mas não tiveram retorno. “É necessário que seja construída uma nova UBS. Ontem, uma enfermeira se acidentou com a explosão de um equipamento, que poderia ter tido proporções piores. Havia uma Casa de Saúde no bairro, que caiu e a equipe está instalada junto à UBS, o que torna a situação mais agravante. Há um ano e meio estamos sendo ‘enrolados’ pelo Secretário de Saúde”. Segundo Maria, o terreno para a nova construção já existe e só estão aguardando a liberação da Semsa.

De acordo com a dona de casa Ivone Batista, que estava sendo atendida na UBS Dr. José Rayol, há muita dificuldade para a marcação de consultas e poucos médicos no atendimento. “Esse posto é muito procurado e mesmo chegando às 5h não conseguimos fichas para consultas. Acredito que deveria haver atendimentos laboratoriais e uma nova estrutura que comportasse a demanda”.

Fonte: Priscila Caldas

Fotografia: Plutarco Botelho