sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CCJR analisa e confere parecer técnico a mais 22 projetos de lei


Sob a presidência do vereador Mário Frota (PSDB), mais 22 Projetos de Lei foram analisados e receberam parecer técnico na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em sua 16ª reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (06). Os projetos serão incluídos da pauta da Ordem do Dia para votação na sessão plenária da próxima terça-feira (11).

Dos 22 Projetos analisados, 14 receberam parecer favorável, quatro tiveram parecer contrário, quatro foram retirados de pauta e um teve pedido de vistas. Entre os projetos com parecer favorável está o de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que determina ao Poder Público municipal a obrigatoriedade de convocar candidatos aprovados em concurso público de sua competência através dos meios de comunicação de ampla circulação.

Outro projeto com parecer favorável da CCJR é o de autoria vereador Eloi Abreu (PTN), que autoriza o Poder Executivo a criar “Banheiro Cidadão” no centro da cidade de Manaus. O vereador Ademar Bandeira (PT) pediu vistas ao Projeto de Lei de autoria do vereador Jéferson Anjos (PV), que dispõe sobre a instituição do selo de qualidade para venda de produtos alimentícios, no âmbito do município de Manaus pelos vendedores ambulantes.

Dos quatro projetos retirados de pauta, um foi retirado pelo próprio autor, vereador Ademar Bandeira (PT) e os demais, por determinação do presidente da Comissão, vereador Mário Frota para consulta a Procuradoria Jurídica da CMM. Participaram da reunião os vereadores Mário Frota (PSDB), presidente; Joaquim Lucena (PSB), Ademar Bandeira (PT), Socorro Sampaio (PP) e Luis Mitoso (PV), membros titulares; e Eloi Abreu (PTN) que não é membro da comissão e participou como ouvinte.

Fonte: Manoel Marques

Fotografia: Plutarco Botelho

Frota quer obrigar supermercados a plantar árvores nos estacionamentos

“A exceção é o Amazonas Shopping que preservou algumas árvores e plantou outras regionais, resultado de uma briga nossa na CMM, quando o Artur Neto era o prefeito de Manaus”,


Ao afirmar que Manaus é a cidade mais careca do mundo, apesar de estar situada no seio da maior floresta tropical do planeta, o vereador Mário Frota (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal (CMM) na manhã desta quarta-feira (5), para anunciar que vai apresentar à Casa um Projeto de Lei que obriga os supermercados e shoppings centers da cidade a plantar árvores nas áreas de estacionamento.

Frota disse que ao percorrer vários shoppings e supermercados da cidade deparou-se com um fato que é de “arrepiar os cabelos”, na palavra dele. “Quem freqüenta o DB da Paraíba como eu, entra naquele enorme descampado, local onde ficam os carros e eu desafio aqui alguém a encontrar ali uma única árvore. Isso ocorre também no Carrefour e em todos eles”, destacou.

Para justificar sua afirmativa, o vereador citou a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, que segundo ele, parece uma floresta de tão bem arborizada que é, mesmo estando localizada no sertão brasileiro, assim como a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, que também é arborizada. “Já Manaus, no coração da maior floresta tropical do planeta é uma cidade sem arvores”, afirmou.

Na avaliação do parlamentar, as autoridades locais fizeram vistas grossa aos estacionamentos dos shoppings e supermercados, “a exceção do Amazonas Shopping que preservou algumas árvores e plantou outras regionais, resulta de uma briga nossa na CMM, quando o Artur Neto era o prefeito de Manaus”, contou.

Fonte: Manoel Marques

Fotografia: Plutarco Botelho