sexta-feira, 30 de novembro de 2012

“JAMAIS RECUAREI DO MEU PROPÓSITO DE APROVAR A EXTINÇÃO DO AUXÍLIO PALETÓ”



Texto: Vereador Mário Frota*
Quero continuar andando de cabeça erguida pela rua, sem medo de alguém me apontar o dedo tachando-me de oportunista e carreirista.
Alguns colegas vereadores dizem-me que, aprovado o projeto de minha autoria, que extingue o 14º salário, também conhecido por auxílio paletó, inexoravelmente todo o meu trabalho com pretensão à presidência da Câmara terá descido barranco abaixo.
Tenho consciência que, aprovado o projeto em questão, devo encontrar algumas dificuldades para chegar ao cargo mais importante do Poder. Em razão disso, tenho explicado a vários colegas que o auxílio paletó não mais cabe nos dias que correm, por se tratar de um privilégio e não um direito.
Ora, se nenhum trabalhador neste país ganha mais de treze salários, por que, então, os parlamentares podem ganhar quatorze e até quinze ao longo de 12 meses? O que tenho dito – e repito aqui - é que defendo o salário e demais vantagens previstas na Constituição pátria aos vereadores. Quanto a isso não abro mão de um centavo. Eu só quero o que me é assegurado por Lei.
O que posso dizer é que jamais recuarei do meu propósito de aprovar o projeto de lei que extingue o auxílio paletó. Ora, se o preço é perder a presidência da Câmara, então que seja assim. O que não posso é recuar de uma luta que iniciei há quase um ano.  Aristóteles dizia que política é ciência e arte. Como o mestre Aristóteles, também entendo que em política dois e dois pode ser cinco, pois que,  às vezes, para se alcançar o objetivo, pode-se  avançar aqui e recuar mais a frente. Faz parte do jogo. No entanto, jamais recuar quando a questão envolve princípios.
Ora, se ao longo da minha história nunca abri mão dos meus princípios políticos, não vai ser agora que isso vai acontecer. Quero continuar andando de cabeça erguida pela rua, sem medo de alguém me apontar o dedo tachando-me de oportunista e carreirista. No meu entendimento quem abre mão de princípios jogou a honra barranco abaixo. Isso não vai acontecer comigo.  Jamais!  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.



AUXÍLIO-PALETÓ PODE DEIXAR DE EXISTIR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA



Vereador Mário Frota
O vereador da Câmara Municipal de Manaus, Mário Frota, espera que na próxima terça-feira seja aprovado o projeto de extinção do Auxilio-Paletó, o conhecido décimo-quarto salário, que é um projeto de sua autoria, essencialmente moralizante. Explicou que embora existam pessoas que estejam pensando o contrário, como o presidente da CMM, Isaac Tayah, e não queiram derrubar esta ajuda de custo para os vereadores, que não receberiam este beneficio no próximo ano, caso seja aprovado agora.///Mercedes Guzmán
Publicado em Quinta, 29 Novembro 2012 16:41