sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TRANSPORTE COLETIVO: AMAZONINO VAI ACABAR COM AS COOPERATIVAS


PARA AJUDAR AS EMPRESAS PICARETAS QUE DESTRUÍRAM O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS, AMAZONINO AMEAÇA EXTINGUIR OS ÔNIBUS EXECUTIVOS. O presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) está ameaçando retirar os ônibus executivos de circulação. Ora, quem conhece o Amazonino, por certo sabe que ele vai ferrar as Cooperativas para beneficiar os donos das empresas que hoje esfolam o nosso povo que anda de ônibus. As Cooperativas são daqui, e os seus ônibus têm sido o salva-vidas do sistema. Sem eles o sistema estaria totalmente quebrado, aniquilado.

Conhecendo o caráter do Amazonino como eu conheço, sei que mais cedo ou mais tarde, a meta dele é jogar os proprietários dos ônibus das Cooperativas na rua da amargura. E por quê? A resposta é grana, dinheiro, capim, boró, ou qualquer outro nome que se queira dar ao vil metal.

Dias atrás, ouvi de alguém, que o prefeito Negão tinha por objetivo ajudar os proprietários dos ônibus executivos, orientando-os a formar um pool, unindo todas as Cooperativas para participar da futura licitação que tem por meta organizar o transporte coletivo de Manaus. É tudo papo furado, desconversei.

Conhecendo o menino sabido, o mesmo que, segundo os mais velhos, enganou um pedreiro em alguns milhões, que o pobre homem havia ganhado na loteria, sabe que no lugar do coração ele tem bolso, e bolso profundo. Ouvi a história e fiquei com a pulga atrás da orelha. Em matéria de maldade, todo mundo sabe do que ele é capaz. Bem a propósito, lembrei-me agora do apelido que ele ganhou a partir do episódio que aprontou com o pedreiro: Maumenino.

O Maumenino jamais vai ajudar os proprietários dos ônibus executivos. Como o deputado Justo Veríssimo - personagem interpretado pelo Chico Anísio - ele quer mesmo é que pobre se exploda. Entre ficar com os donos de ônibus, sem dinheiro, que mal ganham para pagar o carro e sustentar a família, ele fica com os poderosos donos dessas empresas de fora, que espoliam e exploram o povo da terra. E tudo por quê? Por causa da grana. Por causa da mala preta do dinheiro que, historicamente, ajuda políticos antes, nas campanhas, e depois.

Há uma grande diferença do que acontece aqui e em Belém no que diz respeito ao transporte coletivo. Em Belém, várias empresas são de pessoas da terra, a exemplo da Nossa Senhora de Nazaré e da D. Manoel, enquanto, aqui, todas são de fora, sem exceção. Em Belém, o transporte coletivo é bom, os ônibus são novos e a passagem custa R$ 1,80. Aqui os ônibus estão caindo aos pedaços e a passagem custa R$ 2,25 e, mesmo assim, os pilantras ainda pedem aumento da tarifa. Ia esquecendo: aqui o governador abriu mão da cobrança dos 17 por cento do ICMS sobre o diesel usado pelos ônibus. Em Belém os proprietários dos ônibus não recebem nenhum incentivo.

Não sou profeta, mas sei que essa licitação só vai beneficiar os proprietários das empresas e, em razão disso, em nada vai ser diferente de outra picaretagem: a Transmanaus, urdida pela turma do Serafim e os donos de ônibus. Quem viver, verá.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

Mário Frota diz que palavras desagradáveis são próprias do parlamento



Defendendo a idéia de que o Parlamento deve ser um lugar de discussão e, por isso, palavras desagradáveis podem ser ditas durante os debates, o vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus, relembrou na reunião de hoje (08) as críticas que fez, na véspera, à administração do prefeito Amazonino Mendes e afirmou que não recua em nada o que falou. “Se ele (o prefeito) recebeu vaias foi porque não cumpriu as promessas de campanhas, entre elas a de que resolveria em 120 dias o problema do transporte coletivo de Manaus”, considerou o parlamentar, acrescentando que o prefeito e seus secretários trataram com desprezo esse problema e por isso as vaias aconteceram.
O parlamentar recordou que todos os políticos estão sujeitos a esse tipo de situação em que o povo manifesta seu desagrado com os governantes. “Isso aconteceu também com o ex-prefeito Serafim Correa (PSB), que quando aparecia em público era vaiado por não cumprir as promessas de campanha”, disse. “Isso é normal e se o prefeito Amazonino Mendes não quer levar vaias que cumpra promessas que fez à população”, recomendou.
Na segunda-feira (07) Frota fez duras críticas à administração de Amazonino e atribuiu o problema de saúde do prefeito às vaias que ele recebeu no dia 26 de novembro, quando o presidente Lula esteve em Manaus. As vereadoras Mirtes Sales (PP) e Marise Mendes (PTB) entenderam que o pedetista estava tripudiando sobre a saúde do prefeito e protestaram. Hoje, Mário Frota declarou que espera que Amazonino melhore dos problemas de saúde, reassuma o comando da prefeitura e execute seus compromissos para que não voltem a acontecer situações constrangedoras.
Fonte: Chris Reis
Fotografia: Plutarco Botelho