segunda-feira, 2 de maio de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR A REVITALIZAÇÃO DO ANTIGO PRÉDIO DA FACULDADE DE DIREITO DO AMAZONAS


A Velha Jaqueira’ já formou várias gerações de operadores do Direito no Amazonas.
 Mário Frota: É muito importante essa iniciativa do Julio para a preservação desse prédio onde comecei a construir a minha história. Temos que dar valor a esse patrimônio que já foi um dos principais instrumentos para a formação de juristas no nosso Estado.
Proposta de autoria do vereador Mário Frota, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai realizar amanhã (3), a partir das 9h, audiência pública para debater a revitalização do antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), patrimônio histórico de Manaus, localizado na Rua Coronel Sérgio Pessoa, ao lado da Praça dos Remédios, no Centro da cidade.
A iniciativa para recuperação do prédio, que foi danificado com o tempo por falta de manutenção, é do advogado Júlio Antonio Lopes, que criou o movimento “Salve a Velha Jaqueira”, com o objetivo chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil constituída para a necessidade de se revitalizar ‘A Velha Jaqueira’ - como também ficou conhecida a faculdade que já formou várias gerações de operadores do Direito no Amazonas.
De acordo com Júlio Antônio Lopes, a recuperação e restauração do prédio onde funcionou a antiga Faculdade de Direito é de fundamental importância para a história do Amazonas. “Sou egresso da Ufam, filho da Velha Jaqueira e morei nas proximidades da Praça dos Remédios. Assim como eu, muitas pessoas guardam uma relação sentimental muito grande com aquele prédio”, explica Júlio.
O vereador Mário Frota, que se formou em Direito estudando no prédio da Jaqueira, lembra que a faculdade foi construída entre 1904 e 1907, tendo sido a primeira instituição de ensino superior de Direito no País. Antes de entrar para a política o parlamentar foi presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Amazonas (Ufam), em 1972. No ano seguinte foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, em 1974, foi eleito deputado federal, pelo MDB, com a maior votação. Foi reeleito em 1978, tendo sido o mais votado do pleito. “É muito importante essa iniciativa do Julio para a preservação desse prédio onde comecei a construir a minha história. Temos que dar valor a esse patrimônio que já foi um dos principais instrumentos para a formação de juristas no nosso Estado”, lembra Mário.

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)