quinta-feira, 26 de junho de 2014

PEQUENOS BURGUESES

Praciano, Rebecca, Heron e Vanessa representando como em “Pequenos Burgueses”, de Gorki: A peça retrata os dramas, as tragédias e as comédias de uma classe que vive entre o céu e o inferno.
Por vereador Mário Frota*  
Praciano, antes raivoso adversário de Eduardo Braga e de Amazonino Mendes, agora, falando mansinho, mais parecendo um gatinho de colo de madame... Eduardo, segundo dizem, afastou na marra a Rebecca sob estranha argumentação de que ela não iria decolar na campanha... Heron e Vanessa eram comunistas até provarem do poder, do gosto do dinheiro.
Chegada a hora do vamos ver como é que fica, o povo do Amazonas está de boca aberta com as notícias veiculadas pelos jornais que nos dão conta dos últimos arranjos políticos envolvendo acordos dos mais disparatados, anunciando aproximações entre políticos que, até ontem, eram inimigos ferrenhos. Na maior cara de pau os adversários de outrora agora se aninham sob as asas dos desafetos de ontem, como se tudo fosse a coisa mais normal do mundo.
Praciano, antes raivoso adversário de Eduardo Braga e de Amazonino Mendes, agora, falando mansinho, mais parecendo um gatinho de colo de madame, sem qualquer pudor, agora alia-se aos dois. Não é de estranhar, levando-se em conta que o velho Praça, é presidente da Frente Parlamentar Contra a Corrupção na Câmara, passado todos esses anos jamais fez qualquer crítica aos escândalos que explodiram dentro do PT, a exemplo do mensalão, do que envolve a Petrobrás, ou de outros não menos cabeludos.
E sobre as matérias publicadas nos jornais dando conta de que a Rebecca Garcia vai ser a vice do Eduardo Braga? Essa foi de suspender o fôlego. Eduardo, segundo dizem, afastou na marra a Rebecca sob estranha argumentação de que ela não iria decolar na campanha. Ato seguinte indicou a Vanessa Grazziotin para o seu lugar. Foi um Deus nos acuda de fofocas cruzando o azul da cidade, muitas delas dignas de serem encenadas em filmes de Hollywood. De nada adiantou a boataria que circulou naqueles tempos pois, agora, os dois estão unidos politicamente até que Deus ou o diabo os separe.
Somente na época da ditadura vi políticos em campos opostos, para valer. É como se a oposição estivesse do lado esquerdo do rio Negro e os políticos que integravam o partido que apoiava o regime autoritário encontrarem-se no lado direito. Nessa época os políticos levavam em conta a história de que óleo e água não se misturam nunca. Veio a democracia e, com ela, essa pouca vergonha que aí está. Com o tempo tudo mudou, pois agora eles se misturam e se lambuzam e, ao final, a ideia que passa é que todos  são farinha do mesmo saco.
Naquela época eu lutava na oposição e sabia o nome dos seus integrantes, ao contrário dos dias de hoje em que o povo não sabe de nada e vota sem conhecer a ideologia dos homens e mulheres que se candidatam em busca de cargos e poder. Como saber quem é hoje oposição e quem é governo? A diferença só tem a ver com quem está no poder ou quem está fora dele. Direita, esquerda, centro, comunista, todos são iguais, tudo é a mesma coisa. Heron Bezerra e Vanessa eram comunistas até provarem do poder, do gosto do dinheiro. No passado esses dois falavam mal da burguesia, agora, aliaram-se a ela e viraram também burgueses. Sinal dos tempos.

=*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.