segunda-feira, 20 de maio de 2013

ARTHUR PAUTOU OS DEMAIS PRONUNCIAMENTOS DO PSDB




Texto: Vereador Mário Frota*
Arthur foi efusivamente aplaudido, por ter tido a coragem de dizer o que muita gente gostaria de dizer, mas, para não melindrar ninguém, prefere ficar calado.
Participei da Convenção Nacional do PSDB, realizada neste último sábado, em Brasília, e posso testemunhar que, dos mais de 20 vinte oradores escolhidos para falar, os melhores discursos foram o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do Arthur Virgílio Neto.
Fernando Henrique, considerado como um dos mais importantes sociólogos do mundo, um dos poucos brasileiros que lecionou na Sorbonne, a mais importante universidade da França, pronunciou-se com brilhantismo e, como sempre, deu uma aula de Brasil aos milhares de participantes do evento.
Quanto ao Arthur, o que posso dizer é que ele se superou num discurso que empolgou a gregos e troianos. O que ficou claro é que o discurso do Arthur pautou os demais pronunciamentos.  Até o seu discurso, o que se viu foram falas paroquiais, desimportantes, voltados para questões locais.
No seu pronunciamento, Arthur Virgílio lembrou que o PSDB tem que ser um partido nacional, com preocupações com o todo, com o Sul e o Sudeste, obviamente, mas sem descuidar da periferia, ou seja, do Brasil do Nordeste e, em especial, da Amazônia. E indaga, sem a Amazônia, que importância o Brasil teria para o mundo?
Apesar de magoado com Geraldo Alckmin, em razão da infeliz posição que o governador de São Paulo vem assumindo em prejuízo à nossa Zona Franca, mesmo assim o citou no seu discurso, mas indiretamente o alfinetou por várias vezes. Ao final, Arthur foi efusivamente aplaudido, fundamentalmente por ter tido a coragem de dizer o que muita gente gostaria de dizer, mas, para não melindrar ninguém, prefere ficar calado.
Esse Arthur destemido que, na defesa do Amazonas, não tem medo de dizer o que pensa, é que nos faz falta no Senado.  Pessoalmente não me conformo com isso. (Foto: www.cbnmanaus.com.br).   

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM;