sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MÁRIO FROTA QUER DISCUTIR SITUAÇÃO DOS ÍNDIOS QUE MORAM EM MANAUS


“Os poucos índios que conseguem emprego trabalham como carregadores braçais, vendedores ambulantes de artesanato e doces regionais, ou como auxiliares de pedreiro na construção civil”


Por ocasião da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que vai acontecer nesta segunda-feira (06/02), o vereador Mário Frota, líder do PSDB, vai pedir uma Audiência Pública com a participação dos representantes dos povos indígenas radicados nas periferias dos bairros de Manaus, com a finalidade de buscar soluções práticas para suas necessidades básicas de sobrevivência como, por exemplo, assistência médica, educação, habitação com banheiros individuais para as famílias, luz elétrica, água potável, mercado de trabalho e cursos de qualificação profissional, de acordo com suas línguas, usos e costumes.

Cerca de 30 mil índios vivem em Manaus, oriundas de etinias Tukano, Cocama, Dessana, Cambeba, Tikunas e Sataré-Mawé, que hoje estão vivendo em péssimas condições ambientais. A comunidade Y'Apyrehyt, da etnia Sateré-mawé que está assentada no antigo Parque das Seringueiras é composta por 67 pessoas, entre adultos e crianças que sobrevivem dos rendimentos advindos dos turistas que pagam para ver o Ritual da Tucandeira e da venda de artesanato.

De acordo com João Bosco Botelho, professor de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os primeiros processos migratórios dos Sateré-mawé para Manaus, ocorreram entre 1970 e 1980, sob acentuada liderança feminina. Ao chegarem na região, a inserção no mercado de trabalho foi mais fácil para as mulheres, como empregadas domésticas. Após superarem inúmeros obstáculos e serem expulsos de bairros ocupados por outros emigrantes, vencerem duros preconceitos, ergueram a comunidade Y'Apyrehyt num espaço minguado e entre a população majoritariamente não indígena, situado no antigo Parque das Seringueiras, atualmente conjunto habitacional Santos Dumont, no bairro da Redenção, próximo a um dos muitos igarapés que formam a bacia do rio Tarumã.

A comunidade sateré-mawé Y'Apyrehyt está restrita a um terreno arenoso de 58m2 x 78m2, sem título de propriedade, longe da margem do igarapé e impróprio ao cultivo. É formada por 67 pessoas; seis famílias, sendo 16 homens, 25 mulheres e 26 crianças, que moram em nove pequenas casas de madeira sem luz elétrica regular, água potável corrente ou saneamento. Uma única fossa negra, o banheiro comunitário, atende a todos. A água para todas as necessidades é retirada de duas cacimbas.

De acordo com o vereador Mário Frota, os índios migrantes, de todas as etnias, que moram em Manaus têm dificuldade de inserção no mercado de trabalho. “Os poucos índios que conseguem emprego sofrem com o preconceito e trabalham como carregadores braçais, vendedores ambulantes de artesanato e doces regionais, ou como auxiliares de pedreiro na construção civil”, destaca o parlamentar.

Fonte: Gabinete do Vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

FROTA PROPÕE CONCESSÃO DE DIPLOMA DE MÉRITO AO CAMPEÃO DO UFC JOSÉ ALDO


“José Aldo é o atleta amazonense de maior prestígio em todo mundo. Com muita garra e vários nocautes, o sonho se tornou realidade”,

Líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Mário Frota vai apresentar Projeto de Decreto Legislativo, no próximo dia 6 de fevereiro, com base no Regimento Interno da casa, que concede o Diploma de Mérito Cidade de Manaus ao atleta amazonense José Aldo, campeão mundial do Ultimate Fighting Championship (UFC), na categoria pena (até 66 quilos).
A concessão do diploma, segundo o vereador, é uma forma de reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados ao Estado, principalmente na divulgação da cidade de Manaus, para o mundo inteiro, além de mostrar o trabalho do atleta que se destacou, com esforço próprio. José Aldo é natural de Manaus, onde nasceu no dia 9 de setembro de 1986. É faixa preta em jiu-jítsu e mostra-se cada vez mais em evolução no Mixed Martial Arts (MMA), conseguindo grandes nocautes. Atualmente é classificado como o peso pena número um do mundo e está entre os três melhores lutadores peso-por-peso.
Após rodar em eventos nacionais, Aldo fez sua estréia no World Extreme Cagefighting (WEC) – que se fundiu ao UFC – no dia 1º de junho de 2008, no Arco Arena, em Sacramento, na Califórnia (EUA). Em sua estréia com a organização, ele derrotou o lutador Alexandre Nogueira no WEC 34. Em seqüência na organização, Aldo nocauteou três adversários: Jonathan Brookins no WEC 36; Rolando Perez no WEC 38, tendo ganhado o prêmio de melhor "Nocaute da Noite"; e Chris Mickle no WEC 39. No seu último combate Aldo lutou contra Chad Mendes no dia 14 de janeiro de 2012 no UFC 142 e venceu por nocaute no tempo 4:59 do primeiro round, defendendo assim seu cinturão pela terceira vez.
De acordo com Frota, Aldo é um exemplo de determinação e disciplina que deve ser seguido por todos aqueles que quiserem vencer na vida. “José Aldo é o atleta amazonense de maior prestígio em todo mundo. Foi um garoto pobre do bairro de Alvorada que tinha um sonho. Com recursos próprios e de amigos foi para o Rio de Janeiro para lutar e dormia nas academias onde treinava porque não tinha onde morar. Com muita garra e vários nocautes, o sonho se tornou realidade”, explica Mário.

Fonte: Roberto Pacheco
Fotografia: Plutarco Botelho
http://www.cmm.am.gov.br/noticia_simples_2006.asp?ID=8846