No Brasil, grande parte dos recursos oriundos dos tributos recolhidos pelo nosso povo são desviados, indo terminar no bolso de políticos ladrões.
O povo brasileiro pagou 960 bilhões, ou seja, quase 1 trilhão de reais em impostos no decorrer do ano que passou. Essa montanha de dinheiro arrecadado equivale a soma do Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina ou da Suíça. Trata-se de uma montanha de dinheiro do tamanho do monte Everest.
O Brasil e a Inglaterra empatam em impostos arrecadados dos seus nacionais, com uma diferença: enquanto o povo inglês sabe como são investidos os seus impostos - pois a ele retornam em forma de serviços, como educação, saúde, segurança e saneamento, todos de primeiro mundo - no Brasil, grande parte dos recursos oriundos dos tributos recolhidos pelo nosso povo são desviados, indo terminar no bolso de políticos ladrões.
E agora? O que tem o governo a dizer? Por que essa fome pantagruélica de arrecadar cada vez mais e a qualquer preço? É justo o brasileiro pagar 40% de imposto quando compra uma garrafa de água mineral? E o leite? Este alimento básico que nos EUA é, ao lado de outros alimentos isentos de impostos, aqui a carga tributária sobre ele pode chegar a 51 por cento. É um absurdo!
O governo arranca o couro do povo brasileiro e, com o produto dos impostos arrecadados, não apresenta serviços e obras que justifiquem tal sangria. O povo deste País trabalha 170 dias, o equivalente a cinco meses ao ano só para pagar impostos. Quem agüenta isso? Tanto imposto para nada, haja vista que o ensino público vai de mal a pior. Alunos terminam os cursos analfabetos, sem saber ler e escrever. O sistema de saúde está falido, com gente apodrecendo nas filas em busca de uma simples consulta médica, que pode demorar meses de espera. É o caos.
Em última instância, quem é mesmo o culpado por tudo isso? Resposta: ninguém mais do que os milhões de eleitores deste País, que votam de forma errada, sem procurar conhecer a história de vida do candidato. Ao final, de forma irresponsável, o eleitor vota em qualquer pilantra e safado que apareceu na última e hora e, com muita lábia, lhe pediu o voto.
Bem a propósito, menos de três meses depois da última eleição, 70% de eleitores entrevistados pelo Instituto Data Folha, responderam que não mais se lembravam do nome do candidato a deputado estadual que haviam votado. Aí está a explicação da razão porque o Brasil, apesar de ser hoje a quarta economia do mundo, tem um dos piores IDH do Planeta (índice que mede o bem estar social). A quem culpar pela tragédia que socialmente vivemos? O Papa, a rainha da Inglaterra, o Dalai Lama? Temos que culpar, sim, os milhões de eleitores que, País a fora, votam e elegem demagogos e picaretas de todos os matizes.
Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM
Foto: militanciaviva.blogspot.com