sexta-feira, 8 de maio de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA: MUDANÇA DE HORÁRIO DO COMÉRCIO TEM APOIO DAS AUTORIDADES DO SETOR




Josué Filho, David Lima, Paulo Henrique, Mário Frota, Ismael Bicharra e Francisco Vasconcelos Junior


Por: Vereador Mário Frota*
O importante é que a semente foi plantada. Daqui para frente as mudanças de  horário, defendida ontem pelos participantes da audiência pública na CMM é, sem sombra de duvida, a solução para a grave crise no trânsito ora enfrentado com sacrifício e grande sofrimento pelos cidadãos e cidadãs que habitam a nossa Manaus
                    A discussão sobre a mudança de horário para o comércio da cidade e setor público foi de alto nível, com a presença de pessoas estudiosas e preocupadas com o assunto, a exemplo do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, além de outras autoridades presentes à audiência pública, convocada por minha iniciativa, ocorrida ontem no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Bem a propósito, o convite que formulei para que o meu amigo Josué Filho participasse da reunião de ontem, é porque foi ele o primeiro político desta terra a propor – e isso já remonta há quase duas décadas - mudanças no horário de funcionamento tanto nas empresas privadas quanto no setor público.
                    As pessoas presentes ao evento reconheceram que o Presidente do TCE deu uma aula sobre o assunto. Também, de forma competente, pronunciou-se o dirigente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), engenheiro Paulo Henrique do Nascimento Martins e o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra Filho, que igualmente expôs a sua opinião demonstrando profundo conhecimento de causa, assim como outros participantes ao debate, incluindo aí o David Lima da Silva, presidente do Sindicato de Feiras e Mercados e do Elias Sereno, da Federação dos Trabalhadores do Comércio e Turismo do Amazonas. Com igual brilho usaram da palavra o diretor da Fecomércio, Francisco Orlando de Vasconcelos Feitosa Junior, representando o presidente do Sistema Fecomercio/SESC/SENAC-AM, José Roberto Tadros, e ainda  pessoas presentes ao ato, como o advogado  Abel Alves, ex candidato ao governo do estado  e o José Assis,  no ato representando  os vendedores ambulantes do Centro.
                    A solução defendida por todos coincidiu com a minha proposta de mudança de horário, como forma de melhorar o trânsito na cidade, cada vez pior em razão do grande número de veículos novos emplacados todos os meses, em torno de quatro mil, e das poucas ruas que dispomos, basicamente as mesmas de 20 anos atrás. Ou seja, temos carros a mais e ruas de menos em Manaus. Enquanto em outras cidades do País existe a possibilidade dos seus proprietários comercializarem os seus veículos automotores em outros Estados, aqui eles terminam permanecendo nos limites do município, ou quando a ferrugem vence a guerra, abandonados em qualquer lugar da cidade.  
                    Todos foram unânimes quanto ao atual horário em que os pais transportam os seus filhos para as escolas, igualmente liberado para determinados setores, a exemplo de feiras, mercados, panificadoras, drogarias, casas de saúde, cafeterias e afins. No entanto, para as demais áreas do serviço privado e público, o horário ideal defendidos pelos presentes deve ser a partir das 9:00h.
                    Com base nos dados colhidos na discussão travada no que diz respeito à mudança de horário para os setores públicos e privados na área da capital, o meu gabinete enviará, a título de indicação, sugestão de mudanças de horário de trabalho para o prefeito de Manaus e governador José Melo.
                    O importante é que a semente foi plantada. Daqui para frente as mudanças de  horário, defendida ontem pelos participantes da audiência pública na CMM é, sem sombra de duvida, a solução para a grave crise no trânsito ora enfrentado com sacrifício e grande sofrimento pelos cidadãos e cidadãs que habitam a nossa Manaus.    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO SETOR PÚBLICO E COMÉRCIO PODERÁ SER ALTERADO DEVIDO TRÂNSITO



O vereador Mário Frota (no detalhe) foi o autor da proposta para mudança no horário do comércio de Manaus
Proposta discutida na CMM quer alterar horários dos setores público e privado de Manaus como alternativa para diminuir engarrafamentos no trânsito nos momentos de pico
07 de Maio de 2015
ACRITICA.COM
Principais avenidas e ruas de Manaus sofrem com congestionamento de veículos (Marcio Silva)
A proposta de uma possível mudança nos horários de funcionamento dos órgãos públicos e do segmento privado em Manaus, para que não haja conflito no fluxo de veículos, principalmente, em horários de pico, foi unânime entre os participantes de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (7) no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O autor da audiência, vereador Mário Frota (PSDB), garantiu que vai apresentar uma indicação da sugestão à Mesa Diretora da Casa Legislativa, e encaminhar ao prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), assim que seja aprovada no plenário.
Mário Frota vê a necessidade que o tema seja discutido com todos os interessados em uma sessão comum na Casa, com a presença de todos os parlamentares. Ele garantiu que na próxima semana encaminhará ao prefeito uma indicação com a proposta de mudança dos horários de funcionamento dos órgãos públicos, setor privado, comércio e escolas, como forma de melhorar o fluxo dos veículos na cidade.
De acordo com Frota, a nova proposta de horários de funcionamento foi debatida entre os participantes da audiência. “Sou plenamente a favor da mudança. Nesse primeiro momento, essa seria a solução, mas independentemente disso, é preciso realizar outras reuniões com outros atores”, disse o vereador.
A audiência pública contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, Paulo Henrique Martins, Ismael Bichara Filho da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Francisco Feitosa da Federação das Empresas do Comercio de Manaus (Fecomercio), do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Josué Filho, do representante da Federação dos Trabalhadores do Comercio e Turismo do Amazonas e dos vereadores Rosivaldo Cordovil (PTN) e Joelson Silva (PHS) e demais convidados.
Para Josué Filho, ter horários alternativos nos setores privados e órgãos governamentais é a saída para desafogar o trânsito. “O problema é que Manaus habituou-se a uma consciência de província, e de repente a população foi chocada com uma metrópole. Para que isso (mudanças) ocorra, a população tem que mudar de hábito. Que horas eu acordo e que horas vou dormir. Temos que ver que horas o comércio quer abrir. É uma decisão dura, que no momento vai receber várias críticas, mas que poderá ser a saída”, completou o presidente do TCE.
Estudo
Na avaliação do diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique, a mudança no horário de funcionamento tanto do comércio quanto das demais áreas é uma alternativa viável. “Esse é um assunto que já estamos trabalhando com levantamentos de dados, e é importante que a população e os órgãos interessados discutam o assunto, visto que hoje se torna um debate público”, ressaltou o diretor.
Paulo Henrique afirmou, ainda, que o prefeito tem interesse que a Manaustrans faça um estudo técnico e demonstre a viabilidade e a inviabilidade dos diferentes setores.
“Vamos aprofundar os nossos trabalhos para termos um diagnóstico do que vai acontecer com a modificação dos horários envolvendo todos os setores, e grande parte desse estudo já está dentro do Plano de Mobilidade Urbana”, completou Paulo Henrique, ao acrescentar que a provável mudança pode ocorrer, visto que, já é realidade em outras capitais.
Segmento comercial aprova
O representante da Associação Comercial do Amazonas, Ismael Bichara, disse que, além da proposta de mudança dos horários, outra alternativa para a melhoria da mobilidade urbana seria a abertura do Centro da cidade em horário alternativo de 9h às 19h.
A alternância do horário do comércio já foi bastante discutida na entidade. Porém, para que isso aconteça, é preciso melhorar a segurança, iluminação e a mobilidade da população, como pontuou Ismael Bichara.
“Acreditamos que com isso a gente consiga desafogar substancialmente a área Central, porque o grande fluxo é em direção ao Centro da cidade”, disse Bichara, ao elogiar o empenho do prefeito Arthur Neto em criar alternativas para a mobilidade urbana.
“Estamos agora com o Zona Azul, que possivelmente vai ser aprovado pelo prefeito, a revitalização das fachadas. Pretendemos melhorar o aspecto do Centro em questão de limpeza, inclusive com separação do lixo, para se transformar num local mais atrativo.”, observou.
*Com informações da assessoria de imprensa

Fonte:
http://acritica.uol.com.br/manaus/horarios-funcionamento-setor-publico-privado-comercio-podera-ser-alterado-manaus_0_1352864724.html