sexta-feira, 8 de maio de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA: MUDANÇA DE HORÁRIO DO COMÉRCIO TEM APOIO DAS AUTORIDADES DO SETOR




Josué Filho, David Lima, Paulo Henrique, Mário Frota, Ismael Bicharra e Francisco Vasconcelos Junior


Por: Vereador Mário Frota*
O importante é que a semente foi plantada. Daqui para frente as mudanças de  horário, defendida ontem pelos participantes da audiência pública na CMM é, sem sombra de duvida, a solução para a grave crise no trânsito ora enfrentado com sacrifício e grande sofrimento pelos cidadãos e cidadãs que habitam a nossa Manaus
                    A discussão sobre a mudança de horário para o comércio da cidade e setor público foi de alto nível, com a presença de pessoas estudiosas e preocupadas com o assunto, a exemplo do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, além de outras autoridades presentes à audiência pública, convocada por minha iniciativa, ocorrida ontem no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Bem a propósito, o convite que formulei para que o meu amigo Josué Filho participasse da reunião de ontem, é porque foi ele o primeiro político desta terra a propor – e isso já remonta há quase duas décadas - mudanças no horário de funcionamento tanto nas empresas privadas quanto no setor público.
                    As pessoas presentes ao evento reconheceram que o Presidente do TCE deu uma aula sobre o assunto. Também, de forma competente, pronunciou-se o dirigente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), engenheiro Paulo Henrique do Nascimento Martins e o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra Filho, que igualmente expôs a sua opinião demonstrando profundo conhecimento de causa, assim como outros participantes ao debate, incluindo aí o David Lima da Silva, presidente do Sindicato de Feiras e Mercados e do Elias Sereno, da Federação dos Trabalhadores do Comércio e Turismo do Amazonas. Com igual brilho usaram da palavra o diretor da Fecomércio, Francisco Orlando de Vasconcelos Feitosa Junior, representando o presidente do Sistema Fecomercio/SESC/SENAC-AM, José Roberto Tadros, e ainda  pessoas presentes ao ato, como o advogado  Abel Alves, ex candidato ao governo do estado  e o José Assis,  no ato representando  os vendedores ambulantes do Centro.
                    A solução defendida por todos coincidiu com a minha proposta de mudança de horário, como forma de melhorar o trânsito na cidade, cada vez pior em razão do grande número de veículos novos emplacados todos os meses, em torno de quatro mil, e das poucas ruas que dispomos, basicamente as mesmas de 20 anos atrás. Ou seja, temos carros a mais e ruas de menos em Manaus. Enquanto em outras cidades do País existe a possibilidade dos seus proprietários comercializarem os seus veículos automotores em outros Estados, aqui eles terminam permanecendo nos limites do município, ou quando a ferrugem vence a guerra, abandonados em qualquer lugar da cidade.  
                    Todos foram unânimes quanto ao atual horário em que os pais transportam os seus filhos para as escolas, igualmente liberado para determinados setores, a exemplo de feiras, mercados, panificadoras, drogarias, casas de saúde, cafeterias e afins. No entanto, para as demais áreas do serviço privado e público, o horário ideal defendidos pelos presentes deve ser a partir das 9:00h.
                    Com base nos dados colhidos na discussão travada no que diz respeito à mudança de horário para os setores públicos e privados na área da capital, o meu gabinete enviará, a título de indicação, sugestão de mudanças de horário de trabalho para o prefeito de Manaus e governador José Melo.
                    O importante é que a semente foi plantada. Daqui para frente as mudanças de  horário, defendida ontem pelos participantes da audiência pública na CMM é, sem sombra de duvida, a solução para a grave crise no trânsito ora enfrentado com sacrifício e grande sofrimento pelos cidadãos e cidadãs que habitam a nossa Manaus.    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria