domingo, 17 de abril de 2011

GASOLINA BRASILEIRA É UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO

Uma das razões reside na escorchante carga dos impostos cobrados por esse produto, hoje o equivalente a 57% sobre o valor do litro

O BRASIL, APESAR DE AUTOSUFICIENTE EM PETRÓLEO DESDE 2.007, TEM A GASOLINA MAIS CARA DAS AMÉRICAS E UMA DAS MAIS ELEVADAS DO MUNDO. QUE FATO PODE JUSTIFICAR O POVO BRASILEIRO SER TÃO MISERAVELMENTE EXPLORADO? O litro da gasolina vendida no Brasil é o mais caro nas Américas e ricasis caro nas A está entre os mais elevados do mundo, pelo menos é o que diz estudo recém realizado pela Airinc, consultoria norte-americana especializadas em preços globais. O litro da gasolina, que custa R$ 2,83 em São Paulo, o equivalente a US$ l.73, é mais caro 73% do que o cobrado em Nova Iorque e 105% maior do que o consumido pelo povo russo.

No ranking das Américas aí o Brasil, de longe, tem o maior preço entre os seus vizinhos, todos com tributação bem menor. A Venezuela, país que subsidia a gasolina, atualmente a mais barato do mundo, o preço do litro custa o equivalente a US$ 0.1 de dólar, ou seja, com US$ 1.00 pode-se comprar 100 litros de gasolina. Bem próximo, lá do outro lado mundo, vem a Arábia Saudita e a Líbia, respectivamente com US$ 0.11 e US$ 0.14 por litro.

Nas Américas o estudo da Airinc mostra que atrás do Brasil está o Chile, com US$ 1.59, Cuba US$ 1.35 e o Canadá US$ 1.31. Países que não tem uma gota de petróleo, a exemplo do Paraguai, têm uma gasolina bem mais barata do que a nossa.

Entre os mais importantes países em desenvolvimento, que integram o BRICs, o preço da nossa gasolina também dispara na frente. Vejamos: China, US$ 1.11; Índia US$ 1.6 e a África do Sul, US$ 1.26.

Por que a gasolina no nosso Brasil é tão cara? Uma das razões reside na escorchante carga dos impostos cobrados por esse produto, hoje o equivalente a 57% sobre o valor do litro, perdendo apenas para alguns países europeus onde a política de desestímulo do uso de carro empurra para 70% a carga tributária sobre o litro desse combustível.

Os governos, federal e estadual, são os grandes vilões dessa história, naturalmente que ao lado da Petrobrás que retira o petróleo do nosso subsolo em real e nos vende em dólar, como se ainda não fossemos auto-suficientes desde 2007, fato anunciado com barulho de muitas trombetas pelo ex-presidente Lula.

Mesmo com a descoberta de grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal, ainda assim não há esperanças do povo brasileiro consumir uma gasolina ou diesel mais baratos. O povo brasileiro vai continuar pagando pela gasolina mais cara do planeta até não se sabe quando. Os impostos vão continuar elevadíssimos e a Petrobrás não vai arredar pé dos lucros bilionários que tem em cima da exploração desse povo que criou o monstro que hoje o devora.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

TRNSPORTE COLETIVO: MALA PRETA TRANSBORDA DE GRANA DURANTE AS ELEIÇÕES


Qual o motivo que levaram os últimos prefeitos de Manaus

a curvarem-se, de forma tão servil, aos donos dos ônibus?

Ontem fui acordado pelo Ilton e pela Adriane, da rádio A Crítica, para comentar o resultado da blitz feita pelo DETRAN, na Zona Leste, que teve início às 5:00 da manhã. Ainda meio sonolento mandei brasa, aplaudi a atitude do órgão fiscalizador do trânsito e, em seguida, em tom de ironia, fiz um apelo às autoridades do DETRAN no sentido de que deveriam parar com essas Blitzs, sob pena do povo de Manaus ficar sem ônibus para transportá-lo. Ora, levando-se em conta que a grande maioria desses ônibus são cacarecos, que estão caindo aos pedaços e na marcha que vai o DETRAN pode terminar a apreensão de todos, não deixando um único nas ruas de Manaus para transportar o povo. É duro dizer isso, mas é a verdade.

A indignação chegou ao ponto de levar o nosso pacífico povo a depredar alguns desses ferros velhos que infestam as ruas de Manaus, provocando desespero e ódio nos passageiros que, não suportando mais tanto sofrimento, depredam e, às vezes, até tocam fogo nessas carroças velhas, que os seus “bons e honestos” proprietários teimam em chamar de ônibus. Certa vez, da tribuna da Câmara, em tom irritado, cheguei a afirmar que, caso encontrasse nas ruas pessoas quebrando e tocando fogo nessas coisas, eu também iria, com imenso prazer, ajudá-las.

A revolta maior é porque, apesar da frota de ônibus que serve Manaus ser a mais velha e carcomida do País, os donos dos tais cacarecos, na maior cara de pau, ainda exigem que o preço da tarifa de ônibus seja aumentada para R$ 2,80. Agora, pior do que eles é o prefeito Amazonino Mendes ceder a tais exigências. Primeiro, aumentou a tarifa da passagem de R$ 2,00 para R$ 2,25, reduziu drasticamente a meia passagem para estudante, pretende acabar com a domingueira e, agora, quer acabar de esfolar o nosso povo pobre autorizando a elevação da passagem para absurdos R$ 2,80.

O que há por trás de tanto abuso perpetrado contra os usuários desse serviço público? Qual o motivo que levaram os últimos prefeitos de Manaus a curvarem-se, de forma tão servil, aos donos dos ônibus? No fundo sabemos todos a razão, principalmente em época de campanhas eleitorais , quando a mala preta fica cheia e transborda de grana para alavancar a eleição de políticos ligados ao poder municipal. Quem não sabe disso, ou é um neguinho acometido por uma estranha doença, a leseira baré, ou é visitante com origem no Nepal ou de outra região remota do Planeta.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM