sexta-feira, 30 de setembro de 2011

GOVERNADOR, O POVO DE MANAUS PEDE MISERICÓRDIA PARA A SANTA CASA

Faço-lhe daqui, Governador Omar Aziz, um apelo para que assuma a nossa Santa Casa e a coloque para funcionar. Esse pedido é extensivo à sua esposa Nejmi Aziz, que se esforça para melhorar a qualidade de vida das famílias pobres do Amazonas.

É dever de todos lutar com o objetivo de ver a nossa Santa Casa de Misericórdia, fechada há sete anos, revitalizada e funcionando para atender milhares de pessoas, em especial os pobres, o principal alvo das Santas Casas de Misericórdia, construídas pelos portugueses logo após desembarcarem na costa brasileira. A mais antiga do Brasil é a da cidade paulista de Santos, construída em 1.553. O seu nome, Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, deu origem ao nome da cidade, hoje o maior porto comercial da América do Sul.

A nossa Santa Casa é de l.870, portanto mais velha do que o Teatro Amazonas e o Palácio da Justiça. Esses três prédios juntos representam o mais antigo e importante patrimônio arquitetônico do Amazonas, razão de sobra, para que lutemos para que, em razão do abandono a que ora se encontra relegada, seja ela devidamente restaurada, reequipada e devolvida à sociedade amazonense em condições de atender a um povo que sofre por falta de bons hospitais.

Faço-lhe daqui, Governador Omar Aziz, um apelo para que assuma a nossa Santa Casa e a coloque para funcionar. Esse pedido é extensivo à sua esposa Nejmi Aziz, que hoje todos reconhecem tratar-se de uma pessoa que diuturnamente se esforça para melhorar a qualidade de vida das famílias pobres do Amazonas. Sem o seu apoio, governador, a nossa Santa Casa vai continuar com as suas portas fechadas, na UTI, como dizem muitos em tom de revolta.

A Santa Casa de Misericórdia de Belém vivia o mesmo drama da nossa até que a ex-governadora Ana Júlia Carepa resolveu assumi-la, o que foi possível juridicamente, depois de transformá-la em fundação. Resultado: o povo do Pará tem hoje na Santa Casa de Belém um dos hospitais de referência daquele Estado. O povo do Amazonas deseja a sua reaberta. Ele não suporta quando lhe passam no rosto que a Santa Casa de Manaus é a única em estado de falência no país. Retire-nos dessa vergonha e grande vexame, amigo governador Omar Aziz. Querendo, passo às suas mãos as 90 mil assinaturas que recolhi em que o nosso povo pede pela revitalização e reabertura desse grande hospital. Em outras palavras, Governador, nesse abaixo-assinado o POVO DE MANAUS PEDE MISERICÓRDIA PARA A SUA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: d24am.com

PARINTINS E ALVARÃES: DOIS PARAÍSOS QUE CHEIRA UMA GRANDE MENTIRA


Gosto muito do povo parintinense e alvaranense. Até gostaria que esse fato fosse verdade, mas é uma mentira que deixaria Adão e Eva surpresos, se vivos fossem.

Essa história de que dois municípios do Amazonas, no caso Parintins e Alvarães, foram considerados pelo IBGE/ONU entre os melhores do mundo para se viver, conforme publicação no Jornal Amazonas em Tempo, não entra bem na minha cachola, aliás, não entra de forma nenhuma.

Como podem dois municípios estar entre os melhores do planeta para se viver, quando nenhum dos dois oferece um único emprego em empresas privadas para os seus habitantes? As pessoas em Parintins e Alvarães ou trabalham como funcionários públicos ou como balconistas, recebendo salários muitas vezes bem abaixo do que os que exercem as mesmas funções em Manaus.

Nessas questões sou como o bíblico São Tomé, ou seja, preciso ver para crer. Essa história de que as populações dessas duas cidades do nosso hinterland chegaram ao paraíso me cheira a uma grande mentira, uma piada de mau gosto. Quantas fábricas oferecem empregos nesses dois municípios? A única indústria em Parintins que eu conheço é a do boi, em verdade uma bela festa realizada no mês de junho, espetáculo que não ultrapassa o tempo de uma semana.

Estranho tal notícia por uma razão muito simples. O último senso do IBGE, concluído recentemente, aponta entre os 50 municípios com maior índice de miséria do país nada menos do que cinco no Amazonas, entre os quais aparece Fonte Boa, o município onde nasceram os irmãos Átila Lins e Belão, considerado o maior camburão de votos desses dois políticos.

Essa história de que Parintins e Alvarães estão entre os 300 melhores municípios do mundo para se viver é a mais pura balela, até parece com os “causos” que falam em botos encantados. Olha aí pessoal, se é tão bom viver nesses dois municípios, o que é que estamos fazendo aqui, em Manaus? Vamos arrumar as malas e deixar essa cidade nervosa, sem empregos, com um trânsito danado de ruim, com destino a esses dois paraísos na terra. Não posso acreditar que um órgão como a ONU se preste a uma palhaçada dessas.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM