sexta-feira, 18 de maio de 2012

AMAZONINO MONTOU O CIRCO E APLICOU MAIS UM GOLPE EM TODO MUNDO



Primeiro, o Amazonino jogou gasolina na fogueira, passando à opinião pública a idéia de mandar embora de Manaus a Águas do Amazonas.
Há dois dias, neste blog, cantei a bola afirmando que o Amazonino havia armado para favorecer o grupo que controla a Águas do Amazonas a permanecer no controle da distribuição de água no município de Manaus.
Tudo uma jogada desse mestre da enganação. Primeiro, pela imprensa afirmou, em tom indignado, que ia mandar embora a Águas do Amazonas. Segundo, deu a maior corda para que a CPI fosse instalada para investigá-la. Os vereadores, da base do governo, que não queriam nem ouvir falar em CPI, ficaram assanhados com a declaração do chefe deles e, de imediato, passaram a defender a sua instalação.
O prefeito Negão montou o circo; parte da imprensa criou a expectativa de que a CPI podia levar água às torneiras dos 600 mil habitantes das zonas Leste e Norte da cidade. Neguinho mordeu a isca. Num passe de mágica, botaram a tal CPI para funcionar. Resultado: dois meses depois ainda continua na estaca zero. O papo é que vão convocar o Amazonino, o Serafim, o Alfredo e o Eduardo Braga para depor. Tudo conversa fiada.  Será por medo de colocar o guizo no pescoço do gato?
Primeiro, o Amazonino jogou gasolina na fogueira, passando à opinião pública a idéia de mandar embora de Manaus a Águas do Amazonas. Quando a batata já estava bem quente, eis que veio o golpe, aliás, como disse, um verdadeiro golpe de mestre. Aplicou bonito. Em vez de botar a Águas do Amazonas para correr, como prometeu, salvou-a do fogo cruzado que enfrentava, dando-lhe o direito de permanecer por mais 18 anos como concessionária da água no município de Manaus.
Os proprietários do tal Consórcio - a Águas do Amazonas e a Águas do Brasil - prometem investir, em 18 anos, R$ 3,2 bilhões. Divididos esses recursos pelo número de anos, a nova empresa vai aplicar somente R$ 177 milhões por ano. E mais: não consta que esses recursos a serem aplicados sejam capital próprio do Consórcio. Coisa nenhuma. Quem vai financiar esses investimentos somos todos nós que pagamos mensalmente pela água que consumimos. É por isso que digo que o Negão deu um golpe em todo mundo. Esse é um negócio que só é bom para ele e os seus novos sócios. O povo que se exploda.

Por: vereador Mário Frota                   
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM


  

IPTU: AMAZONINO REPETE TEIMOSIA E BURRICE DE SERAFIM



Agora, o candidato que o Amazonino indicar, pode sentir a mesma dor que o Serafim, por pura teimosia e burrice, sofreu no próprio couro.
O que corre é que o novo IPTU já pode ser visualizado na internet. Agora, o meu conselho, para quem não anda com a saúde em forma é, antes, tomar um calmante, ou, em caso de pressão alta, ingerir um Captopril. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Cuidado!
Tem aumento de até 450%. É possível que alguém esteja a imaginar que esse tipo de aumento exorbitante só incide sobre a casa dos ricos. Coisa nenhuma. Um jornal local ouviu pessoas de bairros pobres da periferia e todos que já sabiam o quanto têm que pagar, reclamaram do aumento absurdo.
Até acredito que nos bairros onde reside a chamada classe média e alta a coisa seja pior, ou melhor, tudo leva a crer que os aumentos cheguem à estratosfera. Nesse fim de mês, quando começam oficialmente as cobranças, vai haver choro e ranger de dentes. A revolta das pessoas não vai ser nada diferente da época em que o Serafim Correia, na maior maluquice, resolveu elevar o IPTU até às nuvens.
Foi um Deus nos acuda. Na época, como seu vice, o procurei para pedir-lhe que recuasse do aumento. Minhas palavras caíram no deserto. Cabeça dura, pensando pelo avesso, tentou me convencer que o povo não iria reagir com o novo aumento. Fui-lhe sincero: ‘Serafim sou contra. O aumento sobre a minha casa ultrapassou 500%. De minha parte quero te dizer que não vou pagar. Esse aumento vai ser derrubado na Justiça’. Disse o que pensava e saí. Eu estava certo: caiu.
No auge da confusão, ouvi do Jefferson Péres: “Mário, isso vai acabar com o Serafim. O povo não perdoa os governantes que o rebentam com o aumento de impostos como esse que o Serafim está tentando enfiar garganta abaixo das pessoas”. Bem, o Jefferson tinha razão. Veio a eleição e o Serafim sofreu uma derrota humilhante.
Como não é candidato a nada, pelo menos é o que diz, o Amazonino pode se dar ao luxo  de aumentar o IPTU como  o fez. Agora, o candidato que ele indicar, pode sentir a mesma dor que o Serafim, por pura teimosia e burrice, sofreu no próprio couro.

Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM